quarta-feira, 12 de maio de 2010

Vox Populi aponta Silval com 27% e Wilson detém 26%











Num eventual segundo turno, o governador peemedebista Silval Barbosa abre frente sobre todos os candidatos

O governador Silval Barbosa (PMDB) ultrapassou o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), na disputa pelo governo de Mato Grosso. É o que aponta a terceira pesquisa encomendada pelo Diário junto ao instituto Vox Populi. Silval Barbosa está com 27% das intenções de voto contra 26% de Wilson Santos. O pré-candidato do PSB, empresário Mauro Mendes, aparece em terceiro com 14%. Já Procurador Mauro, do Psol, está em último com 1% da preferência do eleitorado.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 4 de maio, com 1.000 pessoas de 16 anos ou mais, em Mato Grosso. Pode-se afirmar que os dois primeiros candidatos estão empatados tecnicamente pelo fato de que a margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. O número de eleitores que afirmam que vão anular o voto ou votar em branco é de 4% e os indecisos somam 28%.

Na pesquisa anterior, feita entre os dias 7 e 10 de março, Wilson liderava com 30% e Silval tinha 28%. Wilson caiu 4 pontos percentuais e Silval Barbosa recuou um ponto. Mauro Mendes subiu 4 pontos - em março tinha 10%.

Os números do Vox Populi apontam que as notícias sobre as irregularidades detectadas na compra de maquinário por parte do governo não refletiram na campanha de Silval Barbosa. Os pesquisadores saíram às ruas no dia 1º de maio, quatro dias após a divulgação da primeira notícia.

No cenário sem a presença de Mauro Mendes, a diferença entre Silval Barbosa e Wilson Santos é maior: Silval está com 31% e Wilson Santos, com 28%. Procurador Mauro aparece com apenas 2%. No mês passado, a diferença era favorável a Wilson Santos, que tinha 33% contra 30% do candidato do PMDB.

Num eventual segundo turno entre Silval e Wilson, o atual governador do Estado bate Wilson Santos de 32% a 29%. Já num cenário de segundo turno entre Silval Barbosa e Mauro Mendes, Silval aparece com 37% e Mauro com 20%. Num segundo turno entre Wilson e Mauro, o ex-prefeito de Cuiabá ganha com 36% contra 19% de Mendes.

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistadores do Vox Populi não mostram nomes, Silval lidera com 6%, Wilson surge com 5% e Mauro, com 4%. Com relação à última pesquisa, Silval Barbosa manteve o mesmo índice, Wilson Santos caiu 1 ponto e Mauro Mendes subiu 2.

O candidato com o maior índice de rejeição é Wilson Santos, com 15%, seguido por Procurador Mauro, com 12%. Mauro Mendes é o terceiro com 6%. O menor índice de rejeição é de Silval Barbosa, com 5%. Com relação à pesquisa de março, a rejeição de Wilson Santos subiu 6 pontos percentuais, Mauro Mendes manteve o mesmo índice e a de Silval Barbosa caiu 1 ponto.

Metodologia - A pesquisa do Vox Populi foi realizada entre os dias 1 e 4 de maio. Foram feitas 1.000 entrevistas, com moradores e eleitores com mais de 16 anos, em 40 municípios de todo o Estado. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A margem de erro, para o total do estudo, é de 3,1%, estimada em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral/MT com o protocolo no 10295/2010, no dia 30 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário