sábado, 15 de maio de 2010

Presidente da Aprosoja acusa Taques de "barrar" hidrovia

Pedro Taques já deve estar sentindo na pele que uma vez fora do ministério publico, ele perdeu a redoma que muitas vezes tornam os promotores, juizes como pessoas inatingíveis. E agora na posição de simples mortal, tem seu passado colocado em cheque.
O presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, por exemplo, acusou o pré-candidato ao Senado, Pedro Taques (PDT), de ter "travado" logísticas importantes durante o período em que ficou à frente do Ministério Público Federal (MPF). Segundo ele, Taques deveria "participar do Movimento MT Muito Menos e não Muito Mais", numa alusão ao slogan da aliança composta por PSB, PDT, PV e PPS. As afirmações de Glauber foram feitas por meio do miniblog twitter, numa critica velada a uma ação judicial que barrou a construção da hidrovia Paraguai-Paraná.

A medida do MPF foi proposta durante a gestão do tucano Dante de Oliveira (1995-2002). A construção foi barrada depois que o juiz federal Julier Sebastião da Silva deferiu o pedido de Taques, responsável pela suspensão de todas as licenças ambientais que autorizavam a obra. "Eu ajuizei a ação porque precisamos respeitar a legislação. Nesse caso, houve entendimento de que as licenças deveriam ser expedidas pelo Ibama e não somente pela extinta Fema, hoje Sema", argumentou Taques.

As discussões em torno da construção da hidrovia ocorrem desde a década de 80. Ela é polêmica, mas muitos entendem que a medida seria fundamental para ampliar o escoamento da produção, principalmente da soja. O investimento seria de aproximadamente US$ 400 milhões

Nenhum comentário:

Postar um comentário