quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tourinho manda libertar todos os envolvidos


Fonte RDNews
O desembargador Fernando Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1º Região, em Brasília, acatou os pedidos de habeas corpus impretrados pelos advogados de mais de 40 presos pela Polícia Federal. A decisão é extensiva a todos os presos durante a Operação Jurupari.
Em sua decisão, o desembargador Tourinho Neto deu prazo de 24 horas para o juiz federal Julier Sebastião, que decretou as prisões, se manifestar acerca de viés político mencionado, inclusive, em um de seus despachos.

Em princípio, a análise dos pedidos habeas corpus estava nas mãos do desembargador Ítalo Sabo Mendes, que se declarou suspeito para julgar o caso. Como a decisão beneficia também os outros envolvidos, a Interpol e a PF devem abandonar as buscas aos foragidos.

A Operação Jurupari foi deflagrada na última sexta (21) pela Polícia Federal para reprimir crimes ambientais, como extração, transporte e comércio ilegal de produtos da Amazônia.
Além da soltura de 65 pessoas presas sob a acusação de fraude ambiental, o desembargador Euro Tourinho, do TRF/1ª Região, em Brasília, estabeleceu um prazo de 24 horas para o juiz federal Julier Sebastião da Silva se manifestar sobre o suposto "viéis político" da Operação Jurupari.

A decisão foi tomada com base em reportagens que mencionavam, na semana passada que, na folha 14 do relatório da Justiça Federal, em rascunho, Julier observara que, se uma fazenda alvo da Operação Jurupari não fosse de político, não precisava investigar. Não é nada, não é nada, mas muita gente viu na ação do juiz um "show pirotécnico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário