terça-feira, 11 de maio de 2010

Congresso de Apicultura em MT deverá ter respresentantes de Aripuanã










A meta da organização é reunir, 12.500 participantes - 10.000 visitantes e 2.500 congressistas, formados por apicultores, meliponiclutores, pesquisadores, empresários, estudantes e interessados. Entre os apicultores e meliponicultores esperados, a maioria (85%) é da agricultura familiar.
A programação será composta por uma conferência de abertura, 23 palestras (três magnas e 20 técnicas), 14 mesas redondas, clínicas tecnológicas (10 temas), mini-cursos (13 temas), dois fóruns e uma feira. Aberta aos participantes e à comunidade, a feira terá 70, cujos estandes ocuparão sete espaços: Institucional (parceiros), Brasil Ápis, Shopping do Apicultor, Gastronomia, Arte e Design, Apicultura Indígena e Saúde, beleza e bem estar.

O Espaço Institucional é destinado aos realizadores e parceiros do evento, enquanto no Ápis Brasil, cada estado vai mostrar o que está desenvolvendo no setor. Será ocupado por federações e outras entidades fomentadoras da cadeia apícola.

No Shopping do Apicultor serão expostos os produtos utilizados no dia-a-dia da atividade - máquinas, equipamentos, acessórios e insumos. Já o Espaço Gastronomia será ocupado por empresas de alimentos que utilizam o mel, e outros produtos apícolas, na elaboração de alimentos doces ou salgados (artesanais e industrializados) – da barra de cereal a sorvete de mel.

Também terá espaço para o artesanato, roupas e acessórios, peças decorativas para casa e brindes, espaço Apicultura Indígena, as etnias matogrossenses que tradicional trabalham com meliponicultura farão uma exposição de seus produtos. Por fim, as empresas da área de cosméticos e suplementos alimentares ocuparão os estandes de Saúde, beleza e bem estar. Ainda neste espaço, profissionais do SENAC propiciarão aos congressistas e participantes massagens e limpeza de pele.

Paralelamente, serão realizadas três reuniões (da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT, da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel e da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel-Abemel), além da assembléia geral e eleições da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA).

Além de Aripuanã outras cidades ja cinfirmaram presença - Alta Floresta, Sinop, Juruena, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cáceres, Conquista d’Oeste, Comodoro, Reserva do Cabaçal, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda e Campo Verde, pessoas de outros estados também estão se inscrevendo no 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e do 4º Congresso de Meliponicultura. O evento será realizado entre 19 e 22 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Um comentário:

  1. OLA AMIGO CLEOMAR.
    PREPAREI ESTA MATÉRIA EM ÁUDIO E PUBLIQUEI NO SITE
    ACHO MUITO IMPORTANTE PARA MT A REALIZAÇÃO DESTE EVENTO,,ACHO QUE DEVERIA SE TER MAIS INCENTIVOS NESSA ÁREA,acesse o site www.colnizaonline.com.br
    se quiser utilizar matérias em áudio ou texto fique a vontade.
    abraços,

    ResponderExcluir