quarta-feira, 19 de maio de 2010

Começa hoje 18º Congresso Brasileiro de Apicultura

Fonte: A Gazeta

Com o tema Abelhas: Polinizadoras do Desenvolvimento Sustentável, o 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e 4º Congresso de Meliponicultura começam nessa quarta-feira (19) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Uma das atrações do evento é a Feira do Mel, a maior da América Latina com uma grande diversidade de produtos e atrações. Os organizadores esperam reunir cerca de 10 mil participantes, sendo 7.500 visitantes na feira e 2.500 congressistas, formados por apicultores, meliponicultores, pesquisadores, empresários, estudantes e interessados. O término do evento será no dia 22 de maio e a entrada para a feira, que funciona das 10 às 22 horas, é franca.

A coordenadora do congresso, Helen Camargo de Almeida, explica que um dos principais objetivos do evento é mostrar a importância que a apicultura tem para a sustentabilidade, já que é uma das atividades pecuárias que não tem impacto ambiental negativo. Ao contrário, transforma o apicultor em um ecologista prático, uma vez que a polinização intensiva favorece a manutenção da biodiversidade, contribuindo com a manutenção do ecossistema local, bem como permitindo aumento de produtividade em diversas culturas.

A coordenadora diz ainda que a finalidade da feira é proporcionar oportunidades de negócios para aqueles que não estão envolvidos diretamente com a cadeia do mel, a exemplo de pessoas que trabalham com alimentos, saúde, artesanato, entre outros setores tendo o mel como matéria-prima. "Queremos mudar a idéia de muitas pessoas de que o mel serve apenas como remédio. Pode ser utilizada na alimentação diária (culinária), na indústria farmacêutica e cosmética, entre outras". Voltada para o público em geral e com entrada franca, a feira terá espaços para alimentos, gastronomia, saúde e beleza, artesanato temático, moda, cultura, entretenimento, especialmente para o público infantil, e até um desfile de moda temático.

Uma das dificuldades da cadeia do mel no Estado, segundo Helen Camargo, técnica da Unidade de Agronegócio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae-MT), é a organização. Conforme ela, tanto produtores como aqueles que trabalham com derivados, precisam trabalhar em conjunto, criando cooperativas, associações, para implementar a comercialização e, consequentemente, aumentar a lucratividade.

O congresso, por sua vez, é voltada para apicultores, técnicos e pessoas que atuam na atividade. Na programação estão incluídas palestras sobre meio ambiente, tecnologia e mercado, com uma conferência de abertura. Haverá três palestras magnas e 20 técnicas, além de 14 mesas-redondas, 13 mini-cursos, clínicas tecnológicas (com 10 temas), dois fóruns e uma rodada de negócios com a participação de empresas âncoras nacionais e internacionais, com foco em acesso a diversidade de mercados. Serão 50 empresas ofertantes e 20 compradoras com 120 agendamentos programados e uma meta de negócios imediatos (durante a feira) e futuros de R$ 2,4 milhões.

Entre os apicultores e meliponicultores esperados, a grande maioria (85%) é da agricultura familiar. Representantes de quase todos os Estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, já confirmaram presença. De Mato Grosso já estão definidas 15 caravanas de Alta Floresta e Sinop (região Norte), Aripuanã e Juruena (Noroeste), Barra do Garças (Leste), Lucas do Rio Verde e Nova Mutum (Médio Norte), Tangará da Serra (Médio Norte), Cáceres, Conquista d"Oeste, Comodoro, Reserva do Cabaçal, Porto Esperidião e Pontes e Lacerda (Sudoeste) e Campo Verde (Sudeste).

O 18º Congresso Brasileiro de Apicultura é organizado pela Federação das Entidades Apícolas de Mato Grosso (Feapismat), Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e Governo do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário