sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Aripuanã esta entre os 21 municipios do Programa Mais Educação em Mato Grosso

Em 2010, apenas cinco dos 141 municípios de Mato Grosso - Alta Floresta, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande - aderiram ao Programa Mais Educação do Governo Federal, contemplando 182 escolas da rede estadual e municipal de ensino.

A partir de 2011, outros 21 municípios somarão ao programa, congregando mais 56 unidades escolares municipais e estaduais. São eles: Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Colniza, Confresa, Jaciara, Juína, Mirassol d’Oeste, Nova Xavantina, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Santo Antonio do Leverger, Sorriso, Tangará da Serra e Vila Rica.

Considerando os 141 municípios mato-grossenses, isso reflete em apenas 18,43% do total. “Recurso público para a educação existe. É preciso que os gestores façam este contato com o Ministério da Educação para que consigam implementar em suas cidades atividades extracurriculares em prol do desenvolvimento da qualidade do ensino público no país”, disse a consultora da Internacional da Educação para América Latina (IEAL), Tânia Pasqualini.


Criado em 2007, o Programa Mais Educação visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

O programa é coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), em parceria com as secretarias de Educação Básica (SEB/MEC) e Estaduais e Municipais de Educação e operacionalizado por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário