sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Projeto Verde Rio conta com o apoio da empresa Energética Águas da Pedra

O Projeto Verde Rio, do Instituto Ação Verde lança na próxima quarta-feira (15.12) durante o balanço das atividades de 2010 os projetos do Instituto para o próximo ano, que terá como tema “2011 Com Muito Mais Ação”. O evento será realizado a partir das 19h30 no auditório da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).

“O Projeto Verde Rio é dividido em várias frentes de trabalho e a Eletrobrás apoiará diretamente o cadastramento socioeconômico e ambiental das propriedades, os levantamentos fitossociológico e de nível de degradação de Áreas de Preservação Permanente Degradada (APPD’s) e a produção das primeiras 100 mil mudas, que serão distribuídas gratuitamente para o reflorestamento”, explica o superintendente.

Durante o evento haverá ainda a apresentação do levantamento das imagens de satélite das matas ciliares existentes em propriedades rurais que estão na área de abrangência do Teles Pires nos municípios de Sorriso, Sinop e Itaúba.

Para o diretor-executivo do Instituto e diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Ricardo Arioli, a participação da Eletrobrás demonstra que a soma de esforços do setor produtivo já ultrapassa a fronteira estadual. “Mato Grosso tem despertado o interesse de investidores que já reconhecem que o produtor rural e o empresariado local priorizam a produção verde, com ênfase na sustentabilidade social, econômica e ambiental”.

No primeiro ano do projeto, em 2008, foram realizadas ações nos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço. A meta é incluir até 2020 os rios Juruena, das Mortes, Araguaia, Piqueri e Vermelho.

O Instituto Ação Verde é uma organização não-governamental do setor produtivo de Mato Grosso e tem como integrantes a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindálcool), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem) e Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sincremat).

O Projeto Verde Rio conta ainda com o apoio do governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema/MT) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder/MT), além do Ministério Público do Estado, prefeituras, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a empresa Energética Águas da Pedra e a partir de agora conta também com o apoio da Eletrobrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário