sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Sipam: trimestre será chuvoso e vai fazer mais calor em Mato Grosso

tvaripuana/sipam O prognóstico climático do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para este trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro) indica chuvas de normal a ligeiramente acima da média e temperaturas de 1 a 2 ºC acima da média.

Dezembro marca o início do trimestre mais chuvoso do ano no sul da Amazônia, que segue até fevereiro. A região não é tão sensível quanto outras partes do país ao fenômeno La Niña (que resfria as águas do Pacífico), por isso, as chuvas devem ficar dentro da normalidade, mas algumas áreas isoladas de Mato Grosso, Rondônia e Acre poderão ter acréscimo acima da média em sua precipitação. "Estamos em uma faixa de baixa correlação com o que acontece no pacífico equatorial, ainda assim, podemos dizer que nesse ano o chamado inverno amazônico será mais rigoroso do que o do ano passado nesses três estados", explica Luiz Alves, meteorologista do Centro Regional do Sipam em Porto Velho.

Já nas porções leste e sudeste do Mato Grosso, o La Niña influencia de forma contrária, causando chuvas um pouco abaixo do normal. Isso acontece devido à proximidade com o sudeste do país, que deverá enfrentar um verão mais seco, podendo até sofrer posteriormente com desabastecimento. No que se refere às temperaturas, a previsão indica que 2011 começará mais quente do que o normal nesses três estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário