quarta-feira, 16 de março de 2011

Empresários apresentam sistema de transporte monotrilho ao governador Silval Barbosa

O governador Silval Barbosa recebeu, nesta quarta-feira (16), os empresários Osmar Ferreira, vice-presidente de Relações Corporativas da Brascomi, e Nicomedes Mafra Neto, diretor de Desenvolvimento de Negócios da CR Almeida, que realizaram uma apresentação do sistema de transporte coletivo ‘monotrilho’, como alternativa ao BRT, dentro do projeto de mobilidade urbana, visando a Copa do Mundo de 2014.

“O que fizemos foi uma apresentação do monotrilho, que é um sistema de média capacidade para transporte de passageiros. É um sistema que se encaixa dentro das necessidades de Cuiabá, tanto no que se refere a transporte de passageiros como para aliviar o trânsito, já que ele não interfere nas vias existentes”, segundo Osmar Ferreira. O monotrilho é suspenso e, assim, não usa o solo.

O sistema monotrilho é pouco conhecido no Brasil. Embora o seu conceito seja do início do século 20, os monotrilhos modernos usam pneus no lugar das rodas de ferros. As rodas com pneus proporcionam mais estabilidade e não provocam barulho.

A Brascomi é representante da Scomi, que já opera no Canadá, em cidades do Japão, e em implantação em Mumbai, na Índia; e no Brasil, na cidade de São Paulo já tem um sistema em construção, como alternativa de menor custo para a expansão da rede metroviária.

O diretor de Desenvolvimento da CR Almeida, Nicomedes Mafra, afirma que o custo de implantação do monotrilho é menor que o metrô e se equipara como o BRT, se levar em conta os custos de desapropriação. No sistema monotrilho, segundo ele, as desapropriações são em menor número, principalmente para construção de embarque e transbordo.

Mafra disse que fez um estudo preliminar de traçado, que segue basicamente o mesmo traçado dos estudos do BRT. A diferença básica, segundo ele, é que a Ponte Julio Müller (ponte Velha) não seria usada, tendo a necessidade de construir outra, exclusiva, na altura do Parque de Exposição da Acrimat e outro traçado, alternativo, usaria a Miguel Sutil, que teria uma extensão maior, mas economizaria em termos de estações.

O secretário-chefe da Casa Civil, Eder Morais, já declarou anteriormente, que o governo de Mato Grosso está aberto para ouvir todas as propostas, e que não tem uma posição fechada sobre nenhum modelo de transporte para o projeto de mobilidade urbana. Os empresários estiveram acompanhados do deputado José Riva

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