sábado, 12 de março de 2011

MT terá R$ 5 milhões para emergências.Em uma reunião ontem com o governador Silval Barbosa (PMDB), ministro da Integração Nacional afirma que recursos serão liberados para o Estado

Fonte diariodecuiaba
Os prefeitos dos quatro municípios (Colniza, Novo Mundo, Aripuanã e Nova Xavantina) mais prejudicados em Mato Grosso pelas chuvas, nos quais o governo do Estado decretou situação de emergência, não vão administrar os recursos federais que devem ser liberados emergencialmente nos próximos dias.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que esteve ontem em Cuiabá, anunciou, ao lado do governador Silval Barbosa, a liberação de R$ 5 milhões nos próximos dias para despesas com locação de transporte, combustível, medicamentos e cestas básicas de alimentos para atender os moradores das comunidades isoladas.

Bezerra disse, na presença dos prefeitos desses municípios, que a gestão dessa verba ficará a cargo do governo do Estado. Na medida da necessidade de cada região, levantada tecnicamente pela Defesa Civil Estadual, o atendimento será feito.

O ministro explicou que cada prefeitura terá de estimar, até a próxima segunda-feira, as demandas emergenciais e enviar à Defesa Civil estadual. Já o Estado se encarregará de avaliar e fazer seu próprio relatório e repassá-lo ao Ministério na quarta ou quinta-feira.

Após essa etapa, diz Fernando Bezerra, entrará em pauta a reconstrução das áreas destruídas. No caso das pontes, a nova política do governo federal é de substituição da madeira por estrutura de concreto armado, definitiva e mais resistente às enchentes.

O governador Silval Barbosa agradeceu o apoio do governo federal e destacou que o governo do Estado está trabalhando em constante comunicação com a União. “Ontem (anteontem) recebi a ligação da Dilma Rousseff, que reafirmou o apoio ao Estado no que for possível. A visita do ministro é fruto dessa preocupação”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário