terça-feira, 15 de março de 2011

MT é principal interligação da Amazônia com o Brasil, diz Silval




Fonte RDNEWS
O governador Silval Barbosa (PMDB) destacou a posição do Estado enquanto membro da Amazônia Legal, como principal interligação da região com o resto do Brasil, durante reunião nesta terça (15) de manhã em Brasília da Ação Pró-Amazônia, entidade que reúne as federações das indústrias dos 9 Estados amazônicos. A reunião debate o projeto Norte Competitivo, um detalhado Planejamento Estratégico da Infraestrutura de Transporte e Logística de Cargas da Amazônia Legal. Além de Mato Grosso, a região inclui o Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O Norte Competitivo tem os seguintes alvos estratégicos: integrar física e economicamente os Estados e Regiões; tornar os sistemas de logística formados pela infraestrutura de transporte de cargas da região abrangida pelo estudo mais competitivos; identificar e capacitar com os elementos de infraestrutura os eixos integrados de transporte voltados ao mercado interno, exportação e importação, de forma a transformá-los em eixos integrados de desenvolvimento, competitivos, fomentando a inserção das regiões abrangidas pelo estudo na economia mundial; e liderar o processo de reconstrução e melhoria da infraestrutura brasileira, com a participação da iniciativa privada.

Neste planejamento, destacou o governador mato-grossense, o Estado tem papel decisivos por interligar a Amazônia Legal por meio de rodovias importantes na integração nacional e, futuramente, as ferrovias que estão chegando ao Estado. Silval Barbosa exemplificou as rodovias BRs 158, que fará a ligação até o porto de São Luiz do Maranhão, e a 163, que ligará o Estado ao porto de Santarém. “Ainda este ano essas ligações estarão concluídas”, acredita o governador.

Quanto às ferrovias, Silval Barbosa lembra que a Ferronorte deve chegar ainda este ano a Rondonópolis e seguirá Estado a dentro para outras unidades federativas amazônicas. A outra ferrovia é Centro-Oeste, cujo projeto em andamento está preste a chegar a Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário