sábado, 12 de março de 2011

Riva contrapõe ministro e diz que MT não tem verba para mais pontes

Fonte RDNEWS

A construção de pontes de concreto no lugar das habituais, de madeira, foi uma das medidas consideradas prioritárias pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para prevenir que outras cidades passem pela situação enfrentada em Colniza e Aripuanã, localizadas no noroeste do Estado.

Comunidades da região estão isoladas. Pontes foram destruídas pelos rios que transbordaram com o excesso de chuva. A medida proposta pelo ministro, porém, parece inviável para o presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP). "Muito louvavel a atitude do ministro da integração Nacional Fernando Bezerra, em liberar de imediato os 5 milhões de reais, porem o que fiz foi fazer uma alerta, principalmente aos leigos, em relação a afirmação do ministro de que temos que fazer pontes de concreto, onde inclusive citou o estado do Espirito Santo, disse a ele que a quantidade de pontes no ES é semelhante ou menos do que as existentes no meu municipio de origem Juara, pois os 5 milhões representam menos de vinte por cento do necessário para fazer uma unica ponte que rodou em colniza, no rio aripuanã c 283 mts corrido, e que a grosso modo só para fazer as pontes de Colniza de concreto seriam necessários 500 milhões ou mais, portanto não podemos vender ilusão, temos que ir fazendo de concreto as principais, pois ainda temos balsas em Rios de Mato grosso, o numero de pontes nas estradas Federais, estaduais e vicinais de Colniza, ultrapassa em quantidade o numero de 800 com certeza, enganar para que?, sabendo que muitas comunidades sequer tem acesso por falta de uma ponte, mesmo que seja de madeira, é importante tambem dizer que o presidente do Denit Dr. Pagot, em contato conosco marcou uma visita a Colniza no dia 19.03(sabado), e ja anunciou que através do Denit, foi autorizado pela presidente Dilma a recuperar todo trecho da rod. BR 174, dentro do municipio de Colniza, bem como as pontes, inclusive a que rodou no rio aripuanã .Disse ainda "acredito quer a unica solução é ponte de concreto, mais convenhamos vamos viver a nossa realidade, se tiver a pinguela ou a de madeira em todos os rios já será uma vitória, mas espero que esses cinco milhões vire pelo menos 200, do contrario o unico penalizado com as fortes chuvas, mais uma vez, alem do cidadão, será a combalida e falida figura dos Municipios.

. O Deputado  Riva, destacou ainda , uma reunião recente com empresários italianos, que demonstraram interesse em investir cerca de (€) 150 milhões na construção de pontes de concreto no Estado.

As obras devem ser incluídas no plano de ações que o governo do Estado e municípios precisam encaminhar ao ministério da Integração Nacional para receber investimentos na infraestrutura das cidades castigadas pelas chuvas. A previsão é de que os projetos fiquem prontos já na próxima segunda (14), data em que a União vai liberar R$ 5 milhões para ações emergenciais, como o atendimento às pessoas desabrigadas ou isoladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário