quinta-feira, 17 de março de 2011

Território de MT pode aumentar quase três milhões de hectares

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), esteve reunido nesta quarta-feira (16.03) com o procurador Geral do Estado, Jenz Prochnow Júnior, sobre a possibilidade de Mato Grosso aumentar em quase três milhões de hectares o seu território na divisa com o estado do Pará. Conforme o procurador Geral, a atual demarcação feita pelo IBGE está equivocada.

“Acho importante o resgate dessa área que foi demarcada errada entre o Pará e Mato Grosso. A época, o ex-procurador-Geral, João Virgílio Dorgival, entrou com ação para a retomada da área, que hoje pertence ao Pará, e agora, eu e o colega (procurador) Rogério Gallo estamos acompanhando”.

Segundo ele, Mato Grosso tem muito a ganhar com a remarcação de divisa por se tratar de uma região importante do ponto de vista econômico, inclusive, para o Estado fazer Reforma Agrária. “Esta ação está em andamento e vai depender tão somente da perícia do Exército, que é independente e idôneo para analisar os documentos e se for necessário vai ‘in loco’ verificar a situação e confrontar os dados que foram mencionados de acordos entre os dois estados”, disse.

Na ocasião, o presidente José Riva sugeriu que uma comissão de deputados acompanhe o andamento do processo, juntamente com o ex-deputado Pedro Satélite, defensor da causa. “Hoje, Mato Grosso perde quase três milhões de hectares. É importante ressaltar o trabalho do deputado Pedro Satélite e da Procuradoria desta Casa de Leis, que desde o primeiro momento acompanhou de perto os trabalhos. Agora a perícia vai ajudar definitivamente a equalizar e colocar essa divisa no local correto. Com isso, Mato Grosso recupera uma área que já é sua”, ressaltou.

O procurador Geral informou ainda que a previsão para concluir a perícia do Exército é de três a quatro meses. “Essa é minha previsão, mas a perícia vai depender das condições do local”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário