terça-feira, 31 de maio de 2011

Amazonia precisa da Presença do ESTADO

Cleomar Diesel


A morte de ambientalistas na Amazonia é mais uma vez destaque da mídia nacional e internacional.

Noticiadas como sempre com aquele tom ambientalista.

Nelas, ressaltam, os crimes cometidas contra os defensores da mata e que seria necessária uma fiscalização mais rigorosa.

É muito triste assistir este tipo de enfoque ,quando se sabe que a situação é bem outra.

A morte de mais estes “ pobres moradores da Amazônia”são na verdade vitimas deste ambientalismo e da completa inoperância dos Governos na região.
Para que os urbanos entendam é necessário que tomemos com exemplo, situações semelhantes que acontecem nas cidades . A Amazônia pode ser comparada com uma grande favela. A ausência do “Estado” faz com que a própria população crie suas regras. E surjam atividades criminosas. Na favela é o trafico de drogas e na floresta a mercadoria ,são os valiosos toros de madeira.

Continuando nossa comparação com a favela, podemos até perguntar quantos morrem por dia em conseqüência de desacordos.

Assim acontece tambem na Amazônia, a diferença esta na forma de se apresentar a noticia.

Aqui nas longínquas terras da Amazônia é muito fácil usar estes fatos para propagar a enganosa propaganda conservacionista. Por sinal muito bem pago pelos grandes Ongs internacionais com intenções muito duvidosas.

È sempre chocante, assistir manchetes tipo. “Mais um defensor da Amazônia morto por madeireiro, fazendeiro, ou até grande proprietário.

Uma grande mentira. Os matadores e mortos são ambos vitimas da falta da presença do ESTADO. Esta historia de mencionar sempre madeireiro, fazendeiro, grande proprietário é uma forma de jogar a opinião publica contra estas atividades na região. Ninguém esta afirmando que não existam bandidos, sonegadores entre estes citados, e a pergunta que devemos nos fazer sempre . Nas cidades todos os empresários são sérios?

Aqui na Amazônia tanto quanto nas favelas do rio de janeiro a solução é a presença do Estado. O problema é que os Governos entendem por presença do estado mandar para estes locais fiscais, exercito força nacional. Isto não é solução. Para resolver a questão da Amazônia e até defender a Floresta são necessárias ações que de fato criem condições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável. As mais prementes são a legalização fundiária, criar infra-estrutura como estradas, hidrovias e acima de tudo incentivar as obras de construção de usinas hidrelétricas na Amazônia. Este ultima é uma riqueza Brasileira que devemos explorar. Infelizmente setores nacionais e internacionais e com forte poder de persuasão sobre o Governo federal propaguem o contrario. O Brasil e a Amazônia precisa de Governos fortes que de fato priorizem os Brasileiros.

Sem medo de errar e como morador da região há 30 anos posso afirmar. Se não tomarmos conta da Amazônia continuaremos assistindo Brasileiros morrendo de forma totalmente ingênuos, pobres agricultores, cooptados pela propaganda ambientalista que de uma hora para outra incorporaram e se transformam em protetores da natureza. Quando não tem sequer, como sustentar sua própria família e outros que se transformam em bandidos levados pela vontade de ter uma vida melhor que na condição legal “honesta não conseguiriam por falta de opção”.

Infelizmente se não houver uma atitude de Estado continuaremos a ver irmãos Brasileiros morrendo e ainda servindo de propaganda para campanhas do ambientalismo internacional .

Nenhum comentário:

Postar um comentário