segunda-feira, 23 de maio de 2011

População de MT participa de debate sobre os perigos das queimadas

Foto cleomar diesel

 Nesta segunda-feira será realizada mais uma audiência pública como parte do programa Mato Grosso Unido Contra as Queimadas. Desta vez, os moradores da cidade de Juara (690 quilômetros de Cuiabá) participarão dos debates relacionados à conscientização para evitar queimadas no período de seca em Mato Grosso. A audiência será às 19h no Centro Cultural de Juara.

As audiências públicas fazem parte do programa de discussões referentes à concientização da população mato-grossense para alertar para os perigos da queimada e dos incêndios florestais no estado. Outras quatro audiências já foram realizadas em diferentes cidades: Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Ao todo são previstas 12 audiências públicas.

A última audiência pública já realizada, na Comarca de Tangará da Serra, foi presidida pelo juiz da Quarta Vara Cível e diretor do Foro, Cláudio Roberto Zeni Guimarães, e pelo promotor de Justiça Antônio Moreira da Silva. O magistrado explicou que, segundo levantamentos do Ministério Público Estadual, foi a audiência que reuniu o maior número de pessoas, cerca de 300 participantes.

“Entre as principais propostas estão a do município disponibilizar verba própria para essa causa. O representante do Corpo de Bombeiro garantiu o emprego de mais um veículo no combate às queimadas, o que ajudará na sustentação do projeto”, informou o juiz.

O programa é desenvolvido em parceria entre o Poder Judiciário de Mato Grosso, Governo de Mato Grosso e Ministério Público, além do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Assembleia Legislativa e Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). A conscientização é um dos passos para a efetivação do programa, que depois centralizará esforços na fiscalização e cumprimento da legislação contra quem promover queimadas.

As próximas audiências serão nas Comarcas de Juína (24 de maio), Aripuanã (25 de maio), Alta Floresta (7 de junho), Guarantã do Norte (8 de junho), São Félix do Araguaia (14 de junho), Canarana (16 de junho) e Cáceres (21 de junho).
Fonte G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário