quarta-feira, 25 de maio de 2011

Presidente da Aprosoja critica posturas de Ságuas e Valtenir

Fonte RDNEWS
O presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso e do Brasil Glauber Silveira teceu duras críticas aos deputados federais Ságuas Moraes (PT) e Valtenir Pereira (PSB). “É triste ver deputados de um Estado agrícola ficarem contra a produção, ainda mais que temos mais de 60% de florestas”, disparou Glauber, por meio do miniblog twitter, numa referência ao fato dos parlamentares terem sido contrários à aprovação da emenda 164, que transfere aos Estados a autonomia para legislar sobre as Áreas de Preservação Permanentes (APPs).

Para o presidente do Movimento Pró-logistica, a postura de Ságuas e Valtenir, que seguiram a orientação da presidente Dilma Rousseff (PT), a atitude dos deputados entristece Mato Grosso, tendo em vista que a emenda veio democratizar a questão, “e não atender uma decisão monocrática do governo”, dispara.

Valtenir, por sua vez, alega ter votado a favor da preservação e reflorestamento das APPs. A emenda 164, alvo da polêmica, prevê o uso das APPs já ocupadas com atividades “agrossilvipastoris, ecoturismo e turismo rural”, desde que seja até julho de 2008, quando foi publicado o decreto que estabeleceu infrações e critérios para recuperação de áreas degradadas.

O socialista reforça que já esteve junto com Glauber em muitas demandas, mas que neste ponto divergiram. “ Nós trabalhamos contra a esperteza, o jeitinho brasileiro. Isso não significa estar contra Mato Grosso”, reagiu Valtenir no twitter. As declarações dele são uma referência aos argumentos de Dilma, de que a emenda 164 flexibiliza que essas áreas sejam desmatadas e não recuperadas.

A ala de parlamentares, que aprovaram a alteração, no entanto, alega que não há nenhuma anistia para as pessoas que desmataram as APPs até 2008. Ressaltam existir um decreto, inclusive, que prevê a recuperação das áreas. “Valtenir, pelo contrário, esta emenda que o senhor foi contra veio para valorizar quem cumpriu a lei da época e foi penalizado”, contrapõe o presidente da Aprosoja

Nenhum comentário:

Postar um comentário