domingo, 15 de maio de 2011

A ex-senadora Serys Marly paga com expulsão o fato de não ter apoiado Carlos Abicalil para Senado; também foram punidos Eroísa de Mello, com advertência; a ex-deputada Verinha e o vereador Lúdio com advertência e suspensão de 3 e 6 meses, respectivamente


Fonte RDNEWS Romilson Dourado

Sob clima tenso e após quase 17 horas de reunião - começou às 8h do sábado e terminou à 0h30 deste domingo -, a comissão de Ética do PT decidiu, por 3 a 2, expulsar do partido a ex-senadora Serys Marly. A maioria entendeu que Serys agiu com infidelidade partidária, portanto, feriu as regras da legenda, ao não apoiar para senador Carlos Abicalil e, para piorar, ainda ter feito campanha para candidato de outra legenda, o pedetista Pedro Taques. A decisão da comissão, sob influência do próprio Abicalil e do deputado estadual recém-empossado Alexandre Cesar, contraria a orientação do comando nacional do PT. Esperava-se uma pena mais branda, que seria a suspensão por 4 meses de Serys. A decisão, porém, foi para expusá-la. Em toda trajetória política, com mandatos de deputada estadual e de senadora, Serys militou no PT, com exceção de alguns dias em que esteve no PV.

A comissão decidiu também pela advertência à suplente de deputada Eroísa de Mello. A ex-deputada Vera Araújo, a Verinha, hoje secretária-adjunta de Justiça e Direitos Humanos, receberá advertência e ficará suspensa do partido por 3 meses. O vereador por Cuiabá Lúdio Cabral recebeu como punição advertência e 6 meses de suspensão. Todos não fizeram campanha para Abicalil, que amargou o terceiro lugar para o Senado e hoje ocupa cargo de assessor especial do Ministério da Educação, em Brasília.

Serys deve recorrer da decisão. Antes, porém, vai aguardar o resultado da votação dos membros do diretório estadual. Ela travou com Abicalil um embate duro na campanha do ano passado, trazendo prejuízos ao partido. Curiosamente, nenhum dos dois se elegeu. Serys foi candidata à deputada federal e, Abicalil, ao Senado. Na eleição anterior, o petismo havia garantido duas cadeiras na Assembleia. Já no pleito do ano passado, só assegurou uma vaga, com a reeleição de Ademir Brunetto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário