segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vigarista notório quer ser palestrante

Fonte diariodecuiaba
De sua cela na Penitenciária Central Marcelo da Rocha planeja tornar a experiência em aplicar golpes em maneira sistemática de ‘abrir os olhos’ da população

Vestindo roupas de grife dos pés a cabeça, Marcelo recebeu reportagem confiante de que irá para semiaberto neste ano e deve se casar em MT

Espalhados por Cuiabá, os usuais outdoors de cursos motivacionais, programação neurolinguística e gestão de negócios têm chance de passar a promover em breve uma técnica incomum: persuasão de pessoas. O assunto tem candidato a ministrante inusitado. De dentro de sua cela de 2x3 metros no raio 5 da Penitenciária Central do Estado, Marcelo Nascimento da Rocha, 35, é talvez o maior vigarista do país e só aguarda o regime semiaberto para ser o seu próximo palestrante após uma sequência retumbante de golpes milionários.

“Tenho muito o que ensinar”, diz o piloto de avião paranaense, conhecido principalmente por ter se passado, em 2001, por filho do empresário Nenê Constantino (dono da Gol Linhas Aéreas) em plena cobertura do colunista social Amaury Júnior durante uma micareta de elite em Recife. É talvez a mais “inocente” de sua extensa lista de “proezas” como impostor e falsário (ver matéria), mas lhe rendeu dinheiro, um livro, um filme estrelado por Wagner Moura, um documentário, uma autobiografia a ser lançada e quem sabe até a continuação do primeiro filme.

Não milionário, mas muito bem financeiramente, mesmo com a grande exposição na mídia e os lucros gerados por ela, Marcelo espera conseguir a progressão para o regime semiaberto (ver matéria) a fim de começar a investir na carreira, fixando residência em Cuiabá com a esposa e o filho de dez anos.

Na última sexta-feira, ele recebeu a imprensa dentro na penitenciária. Trajando grifes da cabeça aos pés - Adidas no boné, Aleatory na camisa, Ferrari na calça e Reebok nos tênis –, além de ostentar uma corrente de ouro, um dos presos mais peculiares de Cuiabá garantiu que não mais precisa lucrar com mentiras; argumentou porque pretende palestrar para “abrir os olhos” das pessoas e comentou outros temas, como o envolvimento com o Comando Vermelho (CV) e Fernandinho Beira-Mar, sua noiva, o filho de 10 anos e o “mundo VIP” em que tanto deitou e rolou. Seguem os melhores trechos.

PALESTRANTE

“Tenho bastante proposta, acho que pelo poder de persuasão. O povo brasileiro é enganado a todo tempo, se você olhar o tanto que paga de imposto. Inclusive, estive preso com alguns políticos e me perguntaram um dia: ‘por que você não vira político?’. Eu falei não, tenho minhas limitações morais. Mas acredito que tenho muito que ensinar às pessoas. Canalizei a minha inteligência pro lado bom. Hoje eu tô usando pra esse lado e eu fico feliz com o que vai dando certo, livro, filme, documentário...”

BEIRA-MAR E CV

“Prestava serviço, era piloto de narcotráfico. Não importava o cliente. Conheci Beira-Mar pessoalmente, uma das pessoas mais inteligentes que eu já vi. Agora mais ainda, que tá lendo muito na penitenciária federal. Ele é super tranquilo. A imagem que a mídia fez do Fernando é uma imagem errônea. Fernando não é uma pessoa maldosa, é um negociante, cara! Conseguiu ganhar dinheiro numa prática difícil, porque o narcotráfico não é uma coisa fácil como as pessoas pensam. Pega um avião e voa 17 horas pra Colômbia aí num monomotor. Se der uma pane, você vai cair em cima de uma floresta com árvore de 40 metros. A probabilidade de você sair vivo é nula. Aí você fala se o dinheiro é fácil ou não”.

MULHER

“Tô noivo, ela é daqui de Mato Grosso, a gente fez dois anos agora. Foi durante o tempo que eu tava na rua aqui no Mato Grosso. Ela comprou um salão de beleza”.

FILHO

“Ele já sabe que eu tô preso. Foi tudo muito bem explicado pro meu filho a respeito do que eu fiz, que foi errado. Ele é muito inteligente, então a gente toma cuidado pra que ele não tenha a mesma vontade de seguir essa trilha. Ele tem tudo o que ele quer. A gente se preocupa muito com a educação dele. Eu não quero o que eu vivi pra ninguém. Até porque senão sairia outro filme concorrente (risos)”.

VIPS

“O mundo VIP é um mundo de aparência, é um mundo falso. O próprio dono do camarote que eu tava lá (no episódio com Amaury Júnior) depois acabou sendo preso com a máfia de adulteração de combustível. Ninguém conhece ninguém e com dinheiro no bolso você é quem você quiser. Nunca ninguém cai num golpe se a pessoa não tiver ambição. É a mola propulsora de todos os golpes, o famoso olho grande. Ela se torna uma presa fácil, é seu calcanhar de Aquiles”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário