sexta-feira, 27 de maio de 2011

Juruena - Projeto Poço de Carbono investe na capacitação de agricultores

Fonte :André Alves 24 horasnews
Há um velho ditado que diz que melhor do que dar o peixe é ensinar a pescar. No entanto, a união das duas ações é ainda mais proveitosa. É com esta linha de raciocínio que o projeto Poço de Carbono Juruena, executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (ADERJUR) e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, proporciona a distribuição de mudas para formação de sistemas agroflorestais (SAFs) a mais de 250 famílias da região Noroeste de Mato Grosso e também investe na capacitação contínua dos agricultores ligados ao projeto.

Somente nos primeiros meses de 2011 já foram realizados cursos sobre implantação de sistemas agroflorestais, viveirista em fruticultura, cultivo da pupunheira e produção de doces de frutas tropicais, com a participação de mais de 100 pessoas. Ariane Ramos, coordenadora local do projeto explica que foram realizados três cursos sobre o manejo de SAFs nos assentamentos Vale do Canamã, 13 de maio e Somapar. “Durante os cursos, agricultores perceberam, por exemplo, a importância de o cacau estar sombreado, assim como o cupuaçu”, explica.

“Um sistema agroflorestal começa com várias espécies e com o passar do tempo vai reduzindo a quantidade, contudo, se tornando cada vez mais parecido com uma floresta”, ensina Ariane. Para a multiplicidade de espécies e o manejo de culturas tão distintas há necessidade dessa constante capacitação para os agricultores, e a contínua adesão de novas famílias ao projeto mostra que a direção está correta. “Tem muitos agricultores chegando agora no Poço de Carbono Juruena, depois que viram os resultados nas propriedades dos seus vizinhos”, sinaliza.

A expectativa dos técnicos do Poço de Carbono Juruena é que os pequenos e médios agricultores desenvolvam seus próprios sistemas agroflorestais a partir da necessidade de cada um, transformando áreas degradadas em produtivas. Entre as espécies mais procuradas pelas famílias está a pupunha, cupuaçu, açaí, café, guaraná, urucum, espécies madeireiras como a teca, aroeira, figueira, cedro-rosa, garrote, seringueira, mogno e louro-freijó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário