terça-feira, 31 de agosto de 2010

Desmatamento da Amazônia é "o menor dos menores", diz ministra

O índice de desmatamento da Amazônia registrou redução de 42% em julho de 2010 comparado a junho deste ano, informou nesta terça-feira (31) o Ministério do Meio Ambiente. Este é o menor índice já registrado pelo sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O levantamento é realizado desde maio de 2004 com dados de satélite.

A ministra Izabella Teixeira comemorou "o menor dos menores" valor do desmatamento da região.

No acumulado de 12 meses, a taxa sofreu redução de 48%, quando se compara o período de agosto de 2009 a julho de 2010 com agosto de 2008 a julho de 2009. O ministério ressaltou que o índice de nuvens registradas pelas imagens de satélite, que podem atrapalhar a leitura de dados, também aumentou, mas não o suficiente para mascarar os dados.

O Amazonas registrou um aumento de 8% no desmatamento de agosto de 2009 a julho de 2010, enquanto os demais estados da região, com exceção do Amapá, apresentaram queda no desmatamento.

Onze municípios amazonenses são responsáveis por 90% do desmatamento do estado. São eles Apuí, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Canutama, Boca do Acre, Maués, Autazes, Careiro, HUmaitá e Pauini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário