quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mato Grosso só terá chuva em outubro


Fonte Sipam
As chuvas em Mato Grosso vão atrasar, o clima permanecerá seco e mais possibilidades de focos de queimadas deverão surgir nos próximos 3 meses. A informação é do setor de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). De acordo com o meteorologista do órgão, Luiz Alves, o clima no Estado terá essas características devido ao fenômeno "La Niña" e ao aumento da temperatura das águas no mar do Caribe. "Geralmente o período chuvoso se inicia em setembro, mas este ano vai ocorrer em outubro". O estudo do Sipam foi para agosto, setembro e outubro.

Alves lembra que a estação da primavera é considerada o período de transição para as chuvas no verão e, por esse desequilíbrio, a tendência é que até outubro o Estado fique com um clima muito seco (com queda na umidade relativa do ar). Nas chuvas, no entanto, "haverá uma quantidade mais concentrada".

No boletim divulgado ontem, técnicos do Sipam reforçam que o tempo seco mais demorado afetaria a normalidade das chuvas. "Para os rios isso é muito ruim, pois aumenta as chances de vermos alguns atingindo a marca de máxima vazante encontrada em 2005".

Clima - Historicamente, o agosto, setembro e outubro é o período mais quente não apenas em Mato Grosso, mas Acre e Rondônia também. Por isso, Alves lembra que a grande quantidade de focos de queimadas se deve à extensão deste período seco. "A preocupação é a umidade relativa do ar estar abaixo de 30%. Se isso acontecer, é perigoso".

A expectativa do Sipam é que a temperatura nesse período continue elevada, acima dos 35 graus em grande parte dos municípios dos 3 estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário