quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Fifa escolhe Cuiabá para projeto piloto de monitoramento


Fonte agecopa

Cuiabá é a primeira sede a receber a visita técnica do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, que está implantando um sistema de acompanhamento e monitoramento das obras dos estádios. O engenheiro do Departamento de Estádios do COL, Fábio Carvalho, visitou hoje o canteiro de obras da Arena Pantanal, acompanhado de diretores da Agecopa, assessores técnicos e representantes do consórcio da empreiteira responsável pela construção do novo estádio.

Cuiabá foi escolhida para implantação do projeto-piloto de monitoramento por estar com as obras mais adiantadas entre as doze cidades-sedes. "Estamos cumprindo rigorosamente o cronograma e alcançamos um estágio avançado, com mais de 60% do aterro concluído, em fase de terraplenagem e em breve começaremos as fundações da nova Arena", disse o diretor de Infra-estrutura Carlos Brito.

O mecanismo deve estar funcionando na prática em três meses. Cada um dos locais definidos para receber os jogos do Mundial de 2014 será monitorado 24 horas por dia através de câmeras instaladas nos canteiros de obras. Na sede do COL na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, uma sala de controle vai comandar todo o processo até a efetiva conclusão dos novos estádios.

As câmeras, móveis, transmitirão imagens online, via internet, captadas a princípio pela Fifa, COL, comitês das 12 sedes e as três esferas de governo envolvidas com a Copa do Mundo. Outros níveis de acesso estão sendo estudados, incluindo a possibilidade de estendê-lo ao público em geral através do site do COL.
Monitoramento

O sistema permitirá que a Fifa e o COL tenham informações técnicas com rapidez, verificando se o projeto aprovado é o que está sendo tocado e também se as obras seguem o cronograma apresentado. Para interagir com o COL, os comitês terão de dispor, em cada estádio, de um escritório com engenheiro ou arquiteto, uma central de recepção de imagens, uma sala de vídeo e teleconferência, além de vários equipamentos, como rádio, laptop e impressora.

O sistema também prevê uma medição automática do "desempenho de cronograma", que, baseado em dados sobre o projeto, poderá confrontar a previsão inicial de conclusão das obras com a do instante da consulta. O engenheiro Fábio Carvalho integra a equipe de Carlos De La Corte, consultor-técnico do COL para estádios, que em maio fez a primeira visita técnica às obras da nova Arena de Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário