terça-feira, 17 de agosto de 2010

Historia de Aripuanã

fonte O documento
Pouca gente, talvez, saiba a origem do bairro Osmar Cabral, em Cuiabá.
Osmar Cabral foi um dos mais reconhecidos profissionais da fotografia de Mato Grosso. Começou a trabalhar com o então prefeito de Várzea Grande, na época, Júlio Campos, no início da década de 70.

Depois da prefeitura, Osmar Cabral também trabalhou com Júlio Campos no período de Deputado Federal, já no início dos anos 80. Quando Júlio Campos se tornou Governador de Mato Grosso, Osmar Cabral foi nomeado para trabalhar na Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) como fotógrafo oficial do Governo.

Mas em outubro de 1984, um acidente aéreo interrompeu os trabalhos de Osmar Cabral. Ele, juntamente com uma comitiva do Governo do Estado, estava no município de Aripuanã. Naquele período, Júlio Campos, como chefe do Executivo, fazia trabalhos itinerantes do Governo em várias cidades do Estado.

Depois cumprir a sua missão naquele 24 de outubro, Osmar Cabral queria voltar para Cuiabá para revelar as fotos e fazer a distribuição para os veículos de imprensa. Mas mal a aeronave decolou, alguns segundos depois, ela explodiu, matando todos que estavam dentro.

O acidente foi um choque para Mato Grosso. O caso teve repercussão na imprensa nacional.

Origem do Bairro

Amigos e parentes de Júlio Campos faziam na mesma época uma espécie de cota. Eles estavam arrecadando dinheiro para fazer o aniversário do governador, que seria realizado em dezembro.

Para homenagear o amigo e companheiro Osmar Cabral, o governador Júlio Campos e a primeira dama do Estado, professora Isabel Campos, aproveitaram o dinheiro que faria a festa, e compraram uma área, que foi distribuída em mais de 2 mil lotes.

No dia do aniversário, 11 de dezembro, Júlio Campos e a professora Isabel levaram os convidados como se fossem para realizar a festa. Mas Júlio e a primeira dama fizeram uma surpresa. Contaram aos amigos que o dinheiro que seria para o aniversário foi usado para comprar o loteamento que ganhou o nome de Osmar Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário