terça-feira, 3 de agosto de 2010

Porque odeiam Riva

Tomei a liberdade de ´postar esta materia do Jornalista Jose Marcondes (muvuca),por considerar que este é um relato que retrata o Deputado Riva .

A 'caçada' ao deputado Riva sempre foi um capítulo a parte em todas as eleições que disputou. Mas para a infelicidade de alguns, ainda está longe de ver sua queda. Colocar seu nome à disposição para enfrentar tudo isso novamente, disputando mais uma vez um mandato de deputado estadual, por si só, já demonstra a coragem de enfrentar todos estes que se erguem de verdades relativas a seu respeito, e as propagam como se fossem trechos bíblicos pregando sua crucificação.

Percebe-se que há deleite em falar mal deste deputado. Isso é visto na repetição enfadonha das suas acusações. Mas na verdade não é a sociedade quem execra Riva digitando imprompérios com sangue e ódio em algumas páginas da internet. Os muitos comentários críticos que surgiram na rede nos últimos dias foram feitos, em sua grande maioria, por candidatos a deputado estadual concorrentes e seus respectivos defensores, correligionários e cabos.

Com a retirada da candidatura de um homem que promete angariar mais de cem mil votos, a vida de quem nunca teve o prestígio de ser escolhido pela soberania da escolha popular no grande tribunal das urnas, certamente encontra um atalho onde, infelizmente, só aparecem com a destruíção de alguém.

Riva, entre os aproximadamente 2 milhões de habitantes de Mato Grosso, foi o único a receber um telefonema do presidenciável José Serra pedindo seu apoio.

Mas não é só Serra que acredita e coloca fé em Riva. Perto de 5% dos eleitores mato-grossenses também depositam (nas urnas), a confiança nele como legislador (isso numa disputa proporcional), mas ao votar, sabem que não estão elegendo apenas um deputado estadual. Riva influencia toda classe política, tem ascenção sobre diversos setores da sociedade organizada, 'briga' (no bom sentido) com qualquer que seja o governador, sempre defendendo alguma causa. Tem vários congressistas ao seu lado e, mesmo com todo o poder acumulado, ainda atende todos os dias à partir das 5 da manhã, telefonemas de conhecidos e desconhecidos, sempre desesperados, pedindo algum tipo de ajuda.

Metade de Mato Grosso sabe o telefone de Riva, e é o mesmo que ele atende pessoalmente. O hábito é reconhecido em detrimento de todos aqueles que 'pegam' o voto do povo e só voltam de quatro em quatro anos, sempre durante as eleições.

Riva faz diferente, ele trabalha durante os quatro anos e só passa nas eleições para pedir o reconhecimento pelo que fez durante o mandato.

Quem trabalha com ele recebem uma única orientação: 'Atendam todos, indistintamente'. Em seu gabinete seus funcionários são proibidos de perguntar para quem chega pedindo algo, quem elas são ou a qual partido pertencem.

Sem Riva, uma parcela considerável de mato-grossenses, especialmente aqueles que moram no interior, com parcos recursos e acesso a quase nada, não terão também a mão de um amigo para se socorrer. Quem, dentre estes outros políticos que se dizem do bem, irá atender um telefonema desesperado às 5 da manhã pedindo ajuda?

E esta é exatamente a rotina de José Geraldo Riva, um político que madruga todos os dias e faz do seu cotidiano o atendimento a quem precisa. Quando os 'do bem' começam trabalhar às 8:00h, Riva já atendeu pelo menos umas 20 pessoas e lideranças em seu gabinete ou por telefone. Isso é fato, mas também é, talvez, seu maior crime. Por trabalhar tanto, e ajudar tanto os outros, Riva recebe votos com tanta naturalidade. E por ter tanto voto, é execrado, invejado e odiado. Na prática, Riva não precisa comprar ou obter votos de forma ilícita. Mas ainda não estamos acostumados com alguém que faça de um simples mandato de deputado estadual, uma fonte de tanto poder. Por isso o estão condenando por compra de votos.

Quem tem tanto prestígo não precisa recorrer ao expediente da compra de votos. Riva não fez isso por qual o condenaram. Pode ser que tenha feito algo de errado, mas isso não. A coluna sempre acompanhou as atitudes dos políticos, especialmente os que detém mandato e podemos afirmar de cátedra, que Riva não compra voto.

Riva tem voto para dar e emprestar. Há concorrente a deputado estadual, por exemplo, que vai a sua procura para pedir que ele libere alguma base eleitoral

Talvez isso e as outras coisas que o fazem tão forte, tenham chamado tanto a atenção dos invejosos. O prestígio e a influência de Riva deixa todos os poderosos deste estado, em especial os metidos a justiceiros da magistratura, como seres pequenos e insignificants.

Dar uma sentença desfavorável a alguém que nunca ninguém conseguiu derrubar, tido como imbatível nas urnas, que é apoiado pela maioria dos governadores e ex-governadores, que tem o respeito de todos os 24 deputados deste estado, que que exerce poder sobre tantos homens e instituições, certamente, deve ser muito bacana para os medíocres e talvez o sonho de consumo de muitos invejosos.

Se este senhor, odiado por uns, amados por outros e invejado por tantos, não disputar as eleições este ano, algo restará em nosso estado, que por falta de nome melhor, continuaremos chamando de justiça. Mas muitos preferem chamar de mercado estadual de venda de sentenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário