quinta-feira, 31 de março de 2011

Durante chuva forte, raio cai em residência e provoca estragosNo momento do acidente não havia ninguém na cozinha

Fonte TVCA


Uma televisão queimada, a parede quebrada e um grande susto. Esses foram os estragos causados na casa de Maria Jerônimo de Lima, moradora do bairro Tijucal, em Cuiabá. Durante a chuva desta terça-feira, a família ouviu um estrondo vindo da cozinha. Os adolescentes Lucas de Lima e Alfredo Lima estavam assistindo televisão quando, por volta das 21h30, um raio atingiu a casa.

Alfredo, de 7 anos, tenta explicar o que aconteceu. "Vimos uma luz perto da televisão e todas as luzes se apagaram. Ouvimos barulhos de pratos quebrando. Quando fomos ver, o armário da cozinha estava no chão. Xícaras, pratos e copos estavam todos quebrados".

O raio provocou um buraco na cozinha da casa, arremessou um armário que estava na parede e queimou a televisão que estava na sala. No momento da queda do raio não havia nenhuma pessoa na cozinha da residência. Lucas, neto de Maria, conta que o carregador do celular, que tinha acabado de colocar na tomada, também ficou destruído. A família diz que costuma desligar os aparelhos durante tempos chuvosos.

O gestor de ressarcimento da Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat), Roberto Ruiz, esteve no local e orientou a família sobre os procedimentos que devem ser tomados. "Um técnico irá fazer uma análise no local para verificar se a situação precisa de um ressarcimento por parte da Cemat", disse.

O técnico em eletrônica Fabrício Medeiros explica a situação que ocorre na queda de um raio. A descarga elétrica procura um ponto mais alto, que pode ser um poste, uma árvore ou uma antena de televisão. "Provavelmente, o que pode ter acontecido é que a tomada tenha se tornado um catalizador de energia", observa o técnico.

Fabrício ainda comenta algumas medidas de prevenção para dias de muita chuva e raios. "Além de tirar os eletrônicos da tomada, é necessário a instalação de para-raios na região e dispositivos de proteção. 'O equipamento fica instalado no padrão de energia da residência e faz um equilíbrio entre a descarga elétrica e os aparelhos', conclui o técnico.

Um comentário:

  1. Tenho dúvidas, contratei de um profissional para instalar para-raios e a empresa onde instalei o mesmo, não aceitou a ART de um tecnico em eletrônia, estou em situação dificl procurando um engenheiro elétrico.... Oque fazer?
    Agradeço desde já , um abraço.
    Paulo Sheer.
    email: paulosheer@uol.com.br

    ResponderExcluir