terça-feira, 31 de maio de 2011

Belo Monte Consórcio Construtor forma primeiras turmas de capacitação profissional e vai contratar 100% dos alunos com avaliação positiva

Fonte: Fernando Santana FSB COMUNICAÇÕES / CONSÓRCIO CONSTRUTOR BELO MONTE (CCBM)


Paralelamente à formatura das primeiras turmas do programa de capacitação profissional, o Consórcio Construtor Belo Monte está desenvolvendo cursos para a formação de pedreiros e armadores nos municípios de Vitória do Xingu, Uruará e Brasil Novo

Com um dos mais altos índices de desemprego no país, o município de Altamira (PA) viverá nesta quinta-feira (2/6) um exemplo de como as obras de construção da hidrelétrica de Belo Monte vão proporcionar a oportunidade de emprego e renda para milhares de trabalhadores da região. Cento e dez pedreiros, carpinteiros e armadores formados nas primeiras turmas do programa de capacitação profissional criado e desenvolvido pelo Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) receberão seus diplomas em evento noturno na cidade.

Para a grande maioria dos novos profissionais, entre eles 14 mulheres, foi a primeira oportunidade que tiveram na vida de aprender uma profissão, o que ocorreu por meio de 160 horas/aula de ensinamentos teóricos e práticos ministrados por professores do Senai. Agora, todos os formandos estarão aptos a concorrer a vagas de trabalho nas obras civis de Belo Monte.

Segundo o diretor de Projeto do Consórcio Construtor Belo Monte, Ricardo Muzzi, a ideia é contratar imediatamente 100% dos profissionais avaliados com bom desempenho, assim como ocorrerá com os alunos que vêm frequentando as aulas em outras turmas do Projeto Capacitar Para Crescer.

- Vamos precisar de um grande número de trabalhadores, e a ideia é contratar o maior número possível de profissionais formados pelo programa de capacitação que estamos desenvolvendo na região. E essa contratação já está acontecendo, obviamente que priorizando os trabalhadores que vivem ali. Vale lembrar que o profissional que aprende uma profissão por meio dos cursos que temos oferecido não é obrigado a trabalhar conosco, tendo todo o direito de buscar outras opções no mercado. O mais importante, para nós, é a chance de oferecer emprego e renda a milhares de famílias de uma região tão carente de oportunidades – explica Muzzi.

Os alunos aprovados com boa performance serão não apenas contratados, mas terão a oportunidade de evoluir profissionalmente, como explica o diretor Administrativo do Consórcio Construtor Belo Monte, Marcos Sordi.

- Além da contratação, os alunos por nós capacitados terão a chance de ascender na profissão, inclusive por meio de cursos de qualificação a serem oferecidos futuramente. É essencial que todos tenham em mente que tão importante quanto conquistar o primeiro emprego com carteira assinada é saber aproveitar as oportunidades que certamente surgirão com o trabalho nas obras civis de Belo Monte – diz Sordi.

O programa de capacitação profissional criado e desenvolvido pelo CCBM vai melhorar a vida de pessoas como o portador de deficiência física Felipe Augusto de Carvalho, 30 anos, que juntamente com a mulher, Ana Cristina, 27 anos, receberá na quinta-feira o diploma de armador.

- Por ter uma perna amputada, sei que terei limitações, mas aprendi muita coisa e tenho condições de contribuir com o meu trabalho na construção da hidrelétrica. Os ensinamentos que adquiri no curso de capacitação ninguém jamais vai me tirar - conta Felipe, que espera ver a mulher trabalhando a seu lado num dos canteiros de obras no Rio Xingu.

Capacitação chega a outros municípios

Paralelamente à formatura das primeiras turmas do programa de capacitação profissional, o Consórcio Construtor Belo Monte está desenvolvendo cursos para a formação de pedreiros e armadores nos municípios de Vitória do Xingu, Uruará e Brasil Novo. Em Medicilândia, a realização de cursos ainda depende da adesão da prefeitura ao programa. Em Altamira, há também 96 alunos no curso de eletricista em NR10, e outros 50 sendo capacitados para as funções de pedreiro e armador.

Além disso, estão em processo de formação cerca de 200 alunos para a operação de máquinas pesadas, como tratores de esteiras e escavadeiras. As aulas práticas (70 horas) e teóricas (30 horas) são ministradas em 45 dias por instrutores do Senai e do Senar nos municípios de Uruará, Vitória do Xingu, Brasil Novo e Altamira. Os participantes terão à disposição dois equipamentos de última geração que simulam por meio de um software virtual as situações comuns ao trabalho em canteiros de obras. A partir de junho, os cursos para operadores de máquinas pesadas vão ser ministrados também nas cidades de Anapu, Pacajá e Placas, todas na região do Xingu.

Um comentário:

  1. eu mim chamo juliano gostoria de trabalha nessa firma goste muito da oportunidade quer voce estao dando para as pessoas que trabalha eu ja trabalher varias empresa com exemplo contrutora OAS SVC costruçoes consorceio casam obra de bueno contrucao

    ResponderExcluir