sexta-feira, 29 de março de 2013

Internet mundial fica mais lenta após um dos maiores ciberataques da história


A internet mundial ficou mais lenta nesta quarta-feira em decorrência da briga entre um grupo que luta contra o avanço do spam e uma empresa que abriga sites, informa a BBC. A disputa atingiu a estrutura central da rede e especialistas em segurança descreveram o evento como um dos maiores ciberataques da história.
De acordo com o New York Times,  milhões de usuários comuns observaram lentidão em serviços como o Netflix ou não conseguiram acessar determinados sites durante um período curto de tempo.
A disputa começou quando o grupo Spamhaus colocou a empresa holandesa Cyberpunker em sua “lista negra”, que é usada por provedores de e- mail para eliminar spam. Segundo a Cyberpunker, seus serviços se limitam à hospedagem de “qualquer site”, com exceção daqueles que veiculam pornografia infantil ou terrorismo.
“Estamos sofrendo este ciberataque por ao menos uma semana”, disse à BBC Steve Linford, executivo-chefe do Spamhaus. “Nosso engenheiros estão fazendo um trabalho imenso em manter-nos de pé. Este tipo de ataque derruba praticamente qualquer coisa”. Linford afirmou que o ataque estava sendo investigado por cinco polícias cibernéticas no mundo.
Os autores da ofensiva usaram uma tática conhecida como Negação Distribuída de Serviço (DDoS, na sigla em inglês), que inunda o alvo com enormes quantidades de tráfego, em uma tentativa de deixá-lo inacessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário