quarta-feira, 27 de março de 2013

Telefonia móvel mais barata


FONTE:Folha de São Paulo
Finalmente, uma boa notícia para os usuários de telefonia móvel no Brasil.
Após um ano marcado por críticas à qualidade do serviço prestado e por suspensões de vendas de novos planos de determinadas operadoras, a Associação Brasileira de Telecomunicações anunciou que a tarifa do serviço móvel tem ficado mais barata.
Segundo seu mais recente estudo, a preço médio do minuto de celular caiu 18% em 2012, de 21 para 17 centavos. Considerando os últimos cinco anos, a redução chega a 56%.
Essa queda nos preços pode ser explicada por aumento da competição entre as operadoras, levando-as a popularizar planos de ligações ilimitadas para números de mesma operadora.
Também os ganhos de escala ajudam a explicar esse fato. Quanto mais usuários de telefonia houver, menor tende a ser a tarifa. Isso porque há uma diluição dos custos fixos das empresas que oferecem o serviço, os quais são muito relevantes, para esse setor.
Por exemplo, até determinada capacidade, a adesão de novos usuários não implica a necessidade de instalação de novas antenas, novos cabos ou satélites. Assim, os custos de instalação e manutenção dos já existentes pode ser repartido entre mais pessoas.
Para se ter ideia dos ganhos de escala no Brasil, vale lembrar que, em fevereiro deste ano, o número de linhas móveis, em território nacional, atingiu 263 milhões, segundo a Anatel. Os celulares pré-pagos continuam a ser maioria no país, representando 80,27% do total.
O tempo médio de uso também tem aumentado no país. No final de 2012, o crescimento foi de 9%, em relação ao anterior, levando a uma média mensal de 125 minutos por usuário.
Apesar da do serviço ser ruim e caro quando comparado com outros países, há uma esperança de evolução 

Nenhum comentário:

Postar um comentário