segunda-feira, 4 de março de 2013

O governador Silval Barbosa (PMDB) e o secretário de Indústria, Comércio e Mineração, Alan Zanatta, serão recebidos hoje em audiência pela ministra Chefe da Casa Civil, senadora Gleise Hoffmann


  


O governador Silval Barbosa tera audiência com ministra Chefe da Casa Civil, senadora Gleise Hoffmann para discutir a respeito do novo marco regulatório de mineração e para inserir Mato Grosso em definitivo como um dos Estados de maior produção mineral após a descoberta de farto material em várias regiões, principalmente no Oeste, mais precisamente na região da Grande Cáceres.
“Queremos participar, até porque vamos ver a produção mineral de Mato Grosso disparar nos próximos anos e isto tem que trazer dividendos para que mais investidores possam aportar aqui para explorarem de forma racional e sem agressões ao meio ambiente nossos potenciais”, disse o chefe do Executivo Estadual.
Os maiores estados produtores de minério, Pará e Minas Gerais, além de São Paulo e Goiás, já formalizaram ao Governo Federal o interesse de participar das discussões do marco regulatório do setor de mineração que assim como o petróleo, geram royalties que engordam as arrecadações estaduais e municipais e consequentemente do Tesouro Nacional.
Em 2010, Silval Barbosa apresentou os resultados de estudos realizados pelo Estado de Mato Grosso através da Secretaria de Industria, Comércio e Mineração, hoje comandada pelo secretário Alan Zanatta, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil que completou o estudo de Cartografia Geológica de Mato Grosso.
Um dos resultados que mais impressionou diz respeito ao fosfato, presente na região de Mirassol D’Oeste. Em termos de Brasil, Mato Grosso está dando o primeiro passo, começando nos prospectos de fosfato, mas diante dos primeiros resultados já dá demonstrações de ter um potencial considerável a ser explorado.
O ouro ainda é o mineral que mais é extraído em Mato Grosso e avança em números reais, sendo que nos últimos 10 anos a extração do metal aumentou quase 4 mil %, evoluindo de 173 quilos lavrados em 2003 para 6,372 mil em 2010.
Para este ano, com a exploração de novas reservas, volume de ouro retirado do solo mato-grossense irá totalizar 13 mil quilos, podendo alcançar 15 mil quilos em 2015, segundo dados do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Atualmente o Estado é considerado o terceiro maior produtor nacional do minério.
No momento, interesse pela exploração de ouro supera de outros minérios, como o ferro e o fosfato, mas o governo do Estado que mudar essa situação. Dentre os bens minerais explorados em Mato Grosso estão o ouro, diamante, areia e cascalho, pedra britada, argila, calcário, concentrado de cobre e zinco, minério de manganês, de cassiterita, cristal de quartzo e quartzo rutilado e água mineral. De calcário, são produzidas 4 milhões de toneladas, o que torna o Estado principal produtor.
Mato Grosso já foi maior produtor de ouro do país e espera avançar para outros minerais tão importantes e valiosos como o ouro e o diamante, aguardando apenas a definição do marco regulatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário