sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

1ª Reunião Técnica define cronograma para realização do diagnóstico etnoambiental em Roosevelt

Fonte rondonoticias
A reunião foi na aldeia principal da Terra Indígena Roosevelt, localizada nos municípios de Aripuanã e Rondolândia no Mato Grosso. Na Reunião estiveram presentes lideranças indígenas juntamente com a comunidade da aldeia Roosevelt e os representantes da Patjamaaj - Coordenação das Organizações Indigenas do Povo Cinta Larga, Kanindé, e Funai.

A iniciativa de buscar a Associação de defesa etnoambiental Kanindé para realizar o diagnóstico da Terra Indígena foi do próprio povo cinta-larga. “A Kanindé já possui experiência com outras etnias como Uru-eu-waw-waw e Suruí na realização do diagnóstico e queremos fazer também”, destacou o jovem líder Marcelo Cinta Larga na primeira reunião técnica do diagnóstico.
O diagnostico etnoambiental participativo promove o dialogo entre as ciências sociais, as exatas, as biológicas, e a ciência indígena. A partir desse processo, todos os esforços estarão voltados para a gestão etnoambiental do território indígena.

“Este diagnóstico vem para fortalecer as comunidades indígenas e o desenvolvimento econômico, assim os indígenas vão conhecer as potencialidades de suas terras, buscando o desenvolvimento econômico consciente, além da geração de conhecimento e aprendizagem sociocultural, sobretudo par as futuras gerações, valorizando a cultura e o planejamento participativo, onde assim possam decidir o que é melhor para sua terra e seu povo.”, destacou o coordenador geral da Kanindé Israel Vale.


O diagnostico tem seu inicio previsto para as primeiras semanas de março, e contará com a participação de representantes indígenas e não indígenas durante todo o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário