sábado, 19 de fevereiro de 2011

Monomotor cai e dois ficam feridos

Uma das vítimas logo após a queda. Segundo funcionária da Flyasa, ocupantes da aeronave não estavam em voo de instrução
Fonte diariodecuiaba
Um avião monomotor caiu ontem por volta do meio-dia nas proximidades do aeródromo Senador Jonas Pinheiro, em Santo Antônio de Leverger (35 quilômetros de Cuiabá), durante voo panorâmico. O acidente deixou duas pessoas feridas. Ricardo Alcântara da Silva, que pilotava a aeronave, e Anderson Marcos Gazotto estão internados no Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá.

Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) fez o transporte dos dois feridos até Cuiabá. A assessoria de imprensa do Pronto-Socorro informou que Alcântara quebrou uma perna, mas passa bem. Já o estado de saúde de Gazotto é considerado grave. Ele sofreu fratura no tórax e também quebrou uma perna. Ontem, a vítima passou por uma cirurgia na região abdominal e deve permanecer internada por alguns dias.

O monomotor saiu na manhã de ontem do aeródromo Santa Rita, no Distrito Industrial, com destino ao aeródromo Senador Jonas Pinheiro, em Santo Antônio de Leverger, segundo informações da Polícia Civil. As causas para a queda do avião, que aconteceu pouco antes do pouso, ainda são desconhecidas.

“As informações que nós temos é que o avião estava voando baixo e lentamente e que, provavelmente caiu de bico, pois não se arrastou por muitos metros”, disse o delegado Sidney Caetano de Paiva, da Delegacia Municipal de Santo Antônio.

O monomotor pertence ao empresário André Bellande, dono da escola de aviação civil Flyasa, com sede em Várzea Grande. Uma funcionária da empresa, que pediu para não ser identificada, informou que Alcântara era instrutor de voo da escola há menos de seis meses e que Gazotto era piloto privado e estava fazendo aulas teóricas no estabelecimento. Disse ainda que os dois não estavam em voo de instrução e, sim, fazendo um voo panorâmico “sem ligação nenhuma com a escola” pela região quando o acidente aconteceu. A reportagem não conseguiu entrar em contato com André Bellande.

A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar o caso. Ontem, uma equipe de peritos da Politec esteve na área para fazer a perícia do local e de danos. A Agência Nacional de Aviação Civil vai investigar as causas do acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário