sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MPE é contra liberação de frei flagrado com menor em motel

Gazetadigital
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso manifestou-se contrário ao pedido de relaxamento da prisão em flagrante do frei Erivan Messias da Silva, preso em um motel em Várzea Grande com uma menor de 16 anos na terça-feira (1º). O processo foi encaminhado no final da tarde desta quinta-feira (03) à 3ª Vara Criminal que aguardava o posicionamento do MPE até sexta-feira.

O advogado Anderson Figueiredo entrou na quarta-feira com o pedido para a soltura do frei. Mas para o MPE, a liberação do indiciado representa sérios riscos à investigação, sendo a prisão imprescindível para a elucidação dos fatos. Destaca ainda que a sua segregação deve ser mantida para resguardar a integridade psicológica da adolescente.

Na manifestação, a promotora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente ressaltou também que a análise da regularidade da prisão não se restringe “à simples e cômoda constatação da idade da vítima”. “O que se dever perquirir é a validade do consentimento exarado por uma adolescente, de 16 anos de idade, em manter relações sexuais com o seu orientador religioso, de 50 anos de idade, em circunstâncias análogas de uma relação entre pai e filha, envolta por uma situação de vulnerabilidade”, acrescentou.

A família do frei pretende solicitar sigilo no caso, pois se sente prejudicada com a exposição. O caso ganhou polêmica por muitos juristas, em especial o advogado do frei entender que o crime praticado por ele não se enquadra no estupro de vulnerável, pois isso ocorreria segundo eles, se a menor tivesse no máximo 14 anos. A reportagem também mostra que a delegada Juliana Palhares voltou a destacar que a menor foi vulnerável ao frei, adulto e que dispunha de influência sobre ela. No depoimento, a jovem destacou que aquela não tinha sido a primeira relação sexual dos 2 e que já haviam frequentado outros motéis.

O arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos, com "consternação e repulsa", comunicou que o frei está suspenso do exercício sacerdotal e foi destituído das paróquias Nossa Senhora Mão dos Homens e Guadalupe. Na quarta-feira (02) o frei Aluisio Alves Júnior, franciscano de Campo Grande (MS), chegou a Cuiabá para saber que medidas a congregação irá tomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário