quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Colniza é a 4ª cidade a ter situação de emergência em MT



fonte Diariodecuiaba
Colniza é a quarta cidade mato-grossense a decretar situação de emergência por conta da intensidade das chuvas neste ano. Por lá, o aguaceiro que cai na região deixou as rodovias estaduais 418 e 206 - que dão acesso à cidade, intransitáveis. Quem decidiu trafegar pelas estradas está parado devido à infinidade de atoleiros. Há dias, um trator tenta desfazer uma fila de veículos parados que se formou nas duas estradas.

Outro problema, segundo a prefeitura de Colniza, está no isolamento das comunidades rurais. A população do Distrito de Guariba, distante a 150 quilômetros de Colniza, está ilhada. A produção de café e leite advinda do distrito não está sendo escoada e já provoca prejuízos.

Além de prejudicar o vaivém da população, os atoleiros são um impecilho para quem precisa buscar tratamento de saúde em outras cidades. De acordo com a prefeita Nelci Capitani, em uma semana, o município já pagou quatro fretamentos de aeronaves para deslocar pacientes de Colniza para outras cidades da região. “Eu não quero assumir a responsabilidade ao ver pessoas morrendo por falta de atendimento devido a esta situação”, salienta a gestora.

O decreto de emergência foi emitido na última sexta-feira e aprovado na Câmara de Vereadores da cidade.

Apesar de ter dimensões gigantescas, Colniza só conta com três caminhões e duas pás-carregadeiras. Um dos maquinários, inclusive caiu dentro de uma ponte quando atravessava uma ponte da cidade. A máquina está parada à espera de reparos. “O município até já locou maquinários para ajudar a retirar os moradores dos atoleiros”, reforça a prefeita.

A prefeita já se encontrou com o governador do Estado, Silval Barbosa, que se mostrou preocupado com a situação. Segundo Capitani, Silval só irá se manifestar sobre a situação de Colniza após a finalização do relatório de danos que será elaborado pela Defesa Civil do Estado. O órgão confirmou à reportagem que irá encaminhar uma equipe nos próximos dias à cidade. Além de Colniza, Alto da Boa Vista, Nova Maringá e Nova Xavantina também decretaram situação de emergência. (DM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário