quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Operação da Sema no Nortão resulta em apreensão de peixes e objetos


Os pescadores   que não conseguem esperar o fim da piracema estão sendo surpreendidos com fiscalização rigorosa.
Fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em Juara, em parceria com policiais militares do município, realizaram no fim de semana operação na tentativa de evitar a pesca depredatória nas imediações dos Rios Arinos, dos Peixes, do Sangue e Juruena. A Operação teve início no último sábado (5), no Rio Arinos, e terminou no domingo (6), no município de Nova Maringá. A iniciativa resultou na apreensão de 63 quilos de pescado, vários apetrechos, um barco, um motor e um ônibus. Duas pessoas do distrito de Brianorte foram autuadas por praticarem a pesca em pleno período de defeso. Os objetos apreendidos foram encaminhados para o 21º Batalhão de Polícia Militar do município.


De acordo com o técnico ambiental da Sema, Francisco Tadeu Piroli, "as ações irão continuar em toda a região até o final do período proibitivo e será intensificada na abertura da pesca, com fiscalizações por terra e água, para cobrar a carteira de pesca e coibir a pesca depredatória".


Durante o período de defeso que vai até o dia 28 de fevereiro de 2011 é permitida somente a pesca de subsistência desembarcada por populações ribeirinhas e/ou tradicionais, para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais. O profissional que desenvolve o trabalho ou o lazer da pesca, precisa de autorização da Sema ou do IBAMA para exercer a atividade. Essa documentação é a carteira de pescador, que pode ser feita pelo site da Sema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário