sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cai o número de casos de dengue no estado em 2011

O balanço da dengue feito entre 1º de janeiro e 3 de fevereiro pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso aponta 1.693 casos notificados, sete deles considerados graves. Num comparativo com 2010, no qual no mesmo período foram notificados 15.977 casos, houve uma redução drástica.

Dois óbitos foram registrados até o momento, um em Pedra Preta, confirmado, e um em Sorriso, sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES/MT.

Prevenção

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) pede que a população continue em alerta no combate a Dengue, mantendo a caixa d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente).

Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes. No caso dos vasos de plantas, encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar o mesmo com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas.

Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais, além de manter as lixeiras bem fechadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário