terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Conheça mosteiro que receberá Bento XVI para vida contemplativa



Mosteiro foi construído em 1992, sob instruções do papa João Paulo II, que queria criar um espaço para aqueles que dedicam sua vida à contemplação

Imagem mostra o mosteiro Mater Ecclesiae, localizado dentro dos muros do Vaticano Foto: AP
Imagem mostra o mosteiro Mater Ecclesiae, localizado dentro dos muros do Vaticano
Foto: AP
O Papa Bento XVI, que anunciou sua renúncia a partir de 28 de fevereiro, vai se refugiar em um mosteiro localizado no Vaticano e se dedicará à vida contemplativa, desta forma o novo pontífice coabitará a Santa Sé com o ex-Papa.
Bento XVI, 85 anos, que justificou sua renúncia alegando idade avançada e falta de força para exercer a função de Sumo Pontífice, permanecerá por um tempo na residência papal de verão em Castel Gandolfo, perto de Roma. Durante esse período, o mosteiro Mater Ecclesiae localizado no Vaticano - um oásis de tranquilidade com jardim e pomar - será reformado.
O Vaticano antecipou que seu sucessor será eleito a tempo para a Páscoa, ou seja, antes de 31 de março. Será a primeira vez em séculos que um Papa e um ex-Papa vivem ao mesmo tempo.​
Mosteiro é cercado por ampla área verde Foto: AP
Mosteiro é cercado por ampla área verde
Foto: AP
"Quando o Papa se aposentar, vai se mudar primeiro para Castel Gandolfo e, em seguida, após a conclusão das obras de restauração voltará para o Vaticano, para o mosteiro dos jardins do Vaticano", indicou seu porta-voz Federico Lombardi. "Não acredito que viverá recluso", acrescentou Lombardi.
"Será uma situação sem precedentes, vamos ver como vai se passar... Ele já havia declarado várias vezes a intenção de passar seus últimos anos para escrever e estudar, e imagino que será isso o que ele fará", disse.
O mosteiro - o único que existe dentro do Vaticano - foi construído em 1992, sob instruções do papa João Paulo II, que queria criar um espaço paraaqueles que dedicam sua vida à contemplação.
Distribuídos em três andares, o moderno complexo dispõe de 12 quartos monásticos no andar superior, enquanto em baixo há uma cozinha, uma sala, uma biblioteca e uma capela.
As células são escassamente mobiliadas e como decoração são visíveis crucifixos e alguns quadros com cenas da vida religiosa, de acordo com o Vaticano.
Bento, amante da natureza, conhecido por seu compromisso com a proteção ambiental e caminhadas frequentes nos jardins do Vaticano, pode muito bem passar o resto de seus dias no jardim florido do mosteiro, onde são cultivadas duas variedades raras de rosas: "Beatrice d'Este" rosa e a branca "Giovanni Paolo II"

Nenhum comentário:

Postar um comentário