sábado, 9 de fevereiro de 2013

Senador Maggi é o preferido de Dilma para um ministério


Jornal aponta senador como mais cotado para vaga do PR. Partido esteve envolvida em escândalo


Blairo Maggi articula reaproximação do PR com o PT: foco é a reeleição de Dilma
O senador Blairo Maggi (PR) é o mais cotado para assumir a vaga do PR no Ministério da Agricultura ou dos Transportes. Segundo reportagem do jornalO Estadão, o republicano é o “preferido” da presidente Dilma Rousseff (PT). 

Até então com o discurso de rejeição ao cargo, Maggi admitiu, na primeira semana de fevereiro, que teria reavaliado seu posicionamento.

“Se houver algum tipo de convite por parte do Planalto, irei provavelmente aceitar. Tinha algumas questões para resolver e estão resolvidas”, disse o senador, durante voo à Brasília com jornalistas de veículos mato-grossenses. O parlamentar estava indo para a sessão que escolheria o novo presidente do Senado, no dia 1º.

Entre os fatos que comprovariam esse estreitamento na relação de Maggi e Dilma estariam dois encontros entre eles, durante esta semana. Um ocorreu no Paraná, quando a presidente anunciou projetos para a área da agricultura; e outro, na quarta-feira (6), no Palácio do Planalto.

Segundo o Estadão, o encontro de quinta-feira (7) foi costurado pelo próprio senador. A reunião teria aproximado Dilma novamente do ex-ministro e presidente nacional do PR, Alfredo Nascimento. O encontro, que seria de 45 minutos, se estendeu por duas horas e meia. Leia mais AQUI. 
O problema quanto ao nome de Maggi para o cargo em uma das pastas, no entanto, ém que ele não é unanimidade em seu próprio partido. A direção do PR não o consideraria fiel, já que o mato-grossense cogitava deixar a sigla e migrar para o PMDB.

Apesar de um possível acordo entre PR e PT, os dirigentes da sigla garantiram ,oficialmente, que a "a decisão de compor o ministério é da presidente".

Foco em 2014


A aproximação da presidente Dilma Roussef com o PR tem uma explicação bastante plausível: o foco em sua reeleição em 2014.

Até então afastado de seu staff principal desde 2011, sob denúncia de um possível superfaturamento no Ministério dos Transportes, o PR pode ter sacramentada a relação com a presidente, em troca de um ministério.

Mesmo sem estar entre os mais votados no país, em Mato Grosso, o PR tem grande representatividade. Nas eleições de 2012, o partido foi o terceiro que mais elegeu prefeitos.

Na frente ficaram o PSD e o PMDB, respectivamente, em primeiro e segundo lugares, e ambos da base de Dilma.

Além disso, o PR tem como “homem de frente” no Estado o próprio Blairo Maggi, que venceu a eleição ao Senado em 2010, com pouco mais de um milhão de votos.

O senador também é cotado para disputar a eleição do governador Silval Barbosa (PMDB).

O republicano, no entanto, tem negado a existência, pelo menos nesse momento, de um algum projeto político-eleitoral para 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário