quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

SIlval disponibiliza equipe para orientar municípios na elaboração de projetos



Ministra do Planejamenro explicou sobre seleção para o PAC 2

Secom-MT
Clique para ampliar 
Silval participa de reunião com ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em Brasília
SECOM/MT
O governador Silval Barbosa participou, nesta quarta-feira (6), do encontro entre governadores e representantes de Estado com os ministérios do Planejamento e das Cidades, para conhecer de perto o novo processo de seleção para investimentos do Governo Federal dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Obras de saneamento básico, habitação, pavimentação e infraestrutura esportiva para escolas estão dentro desta etapa.

Durante o encontro, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, apresentou aos governadores todo o processo de seleção de projetos, principalmente metas, critérios e prazos. De acordo com a ministra, essa etapa vai disponibilizar cerca de R$ 31 bilhões e os governos estaduais e municipais têm um prazo de dois meses para inscreverem projetos. As inscrições começaram no dia 04 de fevereiro e vão até o dia 05 de abril.

Dentro desse valor, serão contempladas construções de casas populares por meio Minha Casa Minha Vida, pavimentação para áreas de baixa renda e maior adensamento populacional, saneamento básico e quadras poliesportivas para escolas que atendam também a comunidade. "O PAC vem quebrando recordes sucessivos de execução e vamos alavancar ainda mais”, acrescentou a ministra.

De acordo com o governador Silval Barbosa, essa etapa está dentro de um investimento maior, da ordem de R$ 105 bilhões. Para o Estado, destaca Silval, o momento é de habilitar projetos e ajudar as prefeituras menores a organizarem os seus. "Agora já temos as informações necessárias. Vamos colocar nossa equipe para habilitar esses projetos. Aquilo que é de competência dos municípios, principalmente os menores, o Estado vai disponibilizar uma equipe técnica para ajudar na elaboração dos projetos. O objetivo é termos o máximo de municípios acessando esses programas disponibilizados pelo Governo Federal".

O chefe do Executivo estadual destacou ainda o sucesso do programa Minha casa Minha vida em Mato Grosso, que está superando as expectativas . "No nosso Estado nós superamos a meta em 3,7 mil casas, em 2011 e 2012 alcançamos 41 mil casas, entre construídas e contratadas (em execução)”, completou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário