quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Piracema termina amanhã em Mato Grosso


Os pescadores mato-grossenses poderão voltar aos rios a partir amanhã, data em que termina o período de Piracema, quando qualquer tipo de pesca em rios, incluindo na modalidade pesque e solte, é proibida para não atrapalhar na reprodução de peixes.

A proibição começou em novembro, com aplicação de multas (entre R$ 1 mil a R$ 100 mil) e detenções aos infratores. No entanto, mesmo com penalidades previstas, houve registros de apreensões de pescados irregulares bem como materiais de pesca. No último final de semana, por exemplo, foram cerca de 500 quilos de pescado apreendidos durante trabalhos de fiscalização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço. Pelo menos três pessoas foram presas. Após o término do período, deverá ser anunciado o resultado das operações de fiscalizações.

A piracema é um processo natural, que ocorre em ciclos anuais e coincide com a estação das chuvas. Os peixes migratórios (peixes reofílicos) se deslocam rumo à cabeceira dos rios, onde buscam alimentos e condições adequadas para o desenvolvimento das larvas e dos ovos. A desova também pode ocorrer após grandes chuvas, com o aumento do nível da água nos rios, que ficam oxigenadas e turvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário