sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Bancários de Mato Grosso entram em greve a partir do dia 19


Fonte: Só Notícias/Bianca C. Zancanaro

A partir da próxima quinta-feira (19), os bancários de Mato Grosso, que rejeitaram a proposta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que ofereceu apenas 6,1% de reajuste salarial e nenhum avanço nas demais reivindicações, iniciam greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada, ontem, por cerca de 150 profissionais, em assembleia, no auditório do sindicato da categoria, em Cuiabá. Para organizar a paralisação, haverá encontro de mobilização neste sábado com presença de representantes nacionais e regionais.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, José Guerra, disse, ao Só Notícias, que todas as agências bancárias de Mato Grosso devem aderir ao movimento, que é uma luta nacional e todo país deve parar. No estado são cerca de 3,5 mil bancários, além de mais segurança nos bancos e mais contratações.
Conforme Só Notícias já informou, foram quatro rodadas de negociação e os bancos se negam em investir em mais segurança nas agências, em melhores condições de trabalho e valorização da categoria. A luta dos trabalhadores também é por reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação). Porém, os bancos ofereceram somente 6,1% e nenhum avanço nas outras reivindicações.
A categoria também pede o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS): para todos os bancários, auxílio-educação: pagamento para graduação e pós, prevenção contra assaltos e sequestros, com fim da guarda das chaves de cofres e agências por bancários, igualdade de oportunidades para bancários e bancárias, com a contratação de pelo menos 20% de trabalhadores afro-descendentes, entre outros.
Coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o Comando Nacional representa dez federações e 143 sindicatos das bases onde trabalham cerca de 95% dos 490 mil bancários do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário