terça-feira, 17 de setembro de 2013

Preso em Mato Grosso empresário que teve enriquecimento rápido


Redação 24 Horas News
A- A A+
 
A Polícia Civil prendeu o empresário Robson Merlo Correia, 25, conhecido como “Boneca”, em Guarantã do Norte, região Norte do Estado. O suspeito estava com mandado de prisão em aberto desde julho deste ano. Ele é acusado de ser articulador de vários roubos de cargas ocorridas em Mato Grosso. Robson comandava uma quadrilha com ramificações no estado do Pará, e atuação confirmada nas regiões de Diamantino, Tangará da Serra e Nova Mutum.
 
Em Sapezal, o suspeito se passava por idôneo empresário do ramo de transporte, produtos alimentícios e agropecuários, cujo patrimônio está avaliado em cerca de R$ 10 milhões, capital acumulado com a venda dos produtos roubados pela organização criminosa. Em verdade, foi esse espantoso crescimento patrimonial de Robson despertou a suspeita da polícia motivando o início das investigações em novembro de 2012.
 
Robson chegou a Sapezal no ano de 2009 para trabalhar em uma fazenda da região pelo salário de aproximadamente 900 reais. Em cerca de dois anos, o criminoso possuía três empresas, sendo uma no setor de transporte, e as outras duas nos ramos alimentícios e agropecuários, atingindo um patrimônio avaliado em R$ 10 milhões. Essas empresas comercializavam produtos e serviços para diversos fazendeiros locais, que acreditavam na idoneidade das notas ficais emitidas por Robson.
 
Na prisão de Robson, a Policia realizou ainda o cumprimento de outros 12 mandados de prisão de preventiva, além da apreensão duas adolescente, dois veículos Corolla adulterados, aproximadamente três quilos de drogas,s endo um quilo de pasta-base e dois  de maconha; um  revólver calibre 38, uma pistola calibre 380 e documentos falsos.
 
De acordo com a Policia, em um dos roubos cometidos pela quadrilha, ocorrido em 21 de abril deste ano, o motorista foi mantido em cárcere privado nas proximidades do município de Campo Novo dos Parecis, no médio Norte do Estado, até que a carga de 45 mil litros óleo diesel fosse descarregada em uma fazenda na região de Sapezal.
 
Na ocasião, policiais civis localizaram os reboques tanques a 85 quilômetros de Campo Novo do Parecis, próximo a uma fazenda, na entrada do município de Brasnorte (579 a Noroeste). O caminhão trator foi encontrado já em Cuiabá.
 
No dia 12 de julho deste ano, três integrantes da quadrilha foram presos na operação “Médio-Norte”, deflagrada pela Delegacia de Campo Novo do Parecis (396 km a Noroeste) com apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), de Cuiabá, e Regional de Diamantino e Sapezal. Cinco pessoas tiveram mandados de prisão preventiva decretados, entre elas Robson Merlo. Na ocasião, três mandados foram cumpridos na operação.
 
Robson foi localizado em Novo Progresso, no estado do Pará. Conforme a delegada, Cinthia Gomes da Rocha Cupido, em contato com o delegado do município, Kaio Carmelo Rocha Lobo, foi possível monitorar o foragido naquele estado. “No momento que Robson cruzou a divisa do estado do Pará com Mato Grosso foi preso por uma equipe de investigadores da Delegacia de Sapezal”, disse a delegada.
 
Além do apoio da Polícia Civil do Pará, a operação contou com uma equipe formada por policiais civis de Sapezal, Brasnorte, região Noroeste; Campo Novo dos Parecis e Tangará da Serra, no médio Norte, para cumprimento dos mandados de prisão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário