quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ladrões levam 40 quilos de ouro, mas empresário de MT foge de cerco no Pará

12/09/2013 - 12h23  
Da Redação
O empresário do ramo de mineração, Valdinei Mauro de Souza, conseguiu escapar ileso de uma suposta tentativa de sequestro, mas com assalto na manhã de hoje dentro de seu garimpo, do distrito de Cripurizinho, próximo ao município de Itaituba, no Pará. Valdinei foi abordado quando descia de um monomotor Caravam da empresa Pena Táxi Aéreo portando cerca de 40 quilos de ouro, carga avaliada em cerca de R$ 3,6 milhões.
Percebendo que os assaltantes o esperavam em solo, ele pulou do avião quando o mesmo fazia o "taxiamento" na pista de terra. Em seguida, ele saiu correndo para uma região de mata fechada, onde conseguiu se esconder dos ladrões.
Na aeronave, ainda estavam o piloto e empresário "Pena" Pereira Machado e um co-piloto. "Pena" foi levado pelos assaltantes e ainda não foi encontrado.
Enquanto rendiam o piloto na aeronave, outros três assaltantes se deslocaram ao escritório da empresa de Valdinei na região. Eles efetuaram diversos disparos de pistola e feriram mais duas pessoas: o gerente da empresa, identificado por Cláudio, e o co-piloto da aeronave.
Os assaltantes fugiram na aeronave levando o piloto. Cerca de uma hora depois, a aeronave foi encontrada na cidade de Jacareacanga, próximo a divisa com Mato Grosso. Porém, ninguém foi encontrado. Policiais fazem buscas na região em busca dos bandidos e de Pena.
Valdinei é sócio do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), em empresas de mineração, inclusive no próprio garimpo em que ocorreu a ação criminosa. Ele foi um dos principais doadores da campanha no ano passado de Mauro ao palácio Alencastro.
Valdinei foi vítima há cerca de um ano de uma tentativa de homicídio numa estrada vicinal na cidade de Várzea Grande. A época, a caminhonete em que ele viajava, ao lado do empresário Wanderley Torres, dono da Trimec Construções e Terraplanagens, recebeu 25 tiros. Eles foram salvos por estarem num veículo blindado.
O ex-sócio de Valdinei, o também empresário Filadelfo dos Reis Dias, foi apontado pela Polícia Civil como o mandante da tentativa de duplo homicídio. Hoje, o processo está parado devido uma decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Há pouco, as forças policiais do estado do Pará foram acionadas para investigar o crime. A Polícia Civil de Mato Grosso também deve enviar um delegado para acompanhar as investigações para verificar se há relação entre as ocorrências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário