terça-feira, 3 de setembro de 2013

Comissão esclarece desaparecimento de jovem na região de Sinop


Redação 24 Horas News
A- A A+
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, o deputado Emanuel Pinheiro (PR), apresenta nesta terça-feira (3), às 15h, no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa, o desfecho das investigações referente o desaparecimento do jovem João José Evangelista de Oliveira, após denunciar a extração de madeira de terras indígenas, na região de Sinop, ao norte de Mato Grosso.
 
Está previsto a presença dos pais da vítima, Moacir Andrade e Lourdes Evangelista, que expuseram no mês de maio desse ano, os detalhes sobre o caso ocorrido em 2007. Além dos membros da Comissão; secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante; delegado titular da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), Silas Tadeu Caldeira, que conduziu as investigações; e o delegado regional da Capital de Polícia Civil, Douglas Turíbio.
 
O deputado disse que a Comissão fez de tudo para a elucidação dos fatos, como pedido de designação de um delegado especial para cuidar do caso. “É o desfecho do nosso trabalho de quase dois anos, no qual deparamos com a colaboração do Governo do Estado e instituições ligadas ao caso para que houvesse uma história com início, meio e fim”, destacou.
 
O caso – João José Evangelista de Oliveira está sumido desde que saiu do Programa de Proteção a Testemunhas. O rapaz foi peça chave da “Operação Mapinguari”, desencadeada em 2007 pela Polícia Federal. No total 23 pessoas foram presas após João prestar depoimento à PF, afirmando que madeireiros de Feliz Natal, Sorriso, Vera e Nova Ubiratã juntamente com índios do Parque Nacional do Xingú estarem ligados à extração ilegal de madeira de terras indígenas.
 
Entre os presos estavam o cacique Ararapan Trumari e três ex-gerentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), na regional de Sinop; madeireiros em Feliz Natal, em Sorriso e Vera. Eles foram acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de envolvimento na extração ilegal de madeira de áreas indígenas.
 
A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso é representada pelos deputados Emanuel Pinheiro, Alexandre César, Luiz Marinho, João Malheiros e Luciane Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário