sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Riva critica gestão da saúde e adverte: não adianta mudar secretário que vai continuar ruim


Da Redação - Laura Petraglia
Foto: Assessoria
Riva critica gestão da saúde e adverte: não adianta mudar secretário que vai continuar ruim
Diante da denúncia feita à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa pelo deputado federal Pedro Henry (PP) sobre desvios de verbas do Hospital Regional de Sinop para outros fins por parte da secretaria de Estado de Saúde, o deputado estadual José Riva (PSD) fez duras críticas com relação à eficácia do modelo de gestão utilizado pelo Estado. O parlamentar criticou ainda o fato de Henry não ter trazidos essas informações à tona antes, sendo que ele já as tinha.

“Eu só acho que se o deputado Pedro Henry tinha algo a dizer, ele tinha que ter dito no tempo certo, quando aconteceu. Se você deixa passar muito tempo fica sempre um dúvida da sociedade em relação à veracidade e ela te coloca até em xeque”, criticou.

Segundo Riva, o problema da Secretaria de Saúde não são os gestores que passaram ou que passarão futuramente por lá, mas sim o modelo escolhido para gerir que é fracassado e o governo tem que admitir e rever isso.

“O problema não é o Mauri, não foi o Pedro Henry, e não vai ser qualquer gestor que passar lá. O problema é que este modelo escolhido de gestão não dá certo e qualquer um que passe por lá vai levar culpa. Não adianta mudar de secretário que vai continuar ruim, tem que mudar o sistema”, disse.

Na visão do parlamentar o atual modelo de gestão saúde em Mato Grosso, as Organizações Sociais de Saúde (OSS’s) simplesmente não funcionam. Segundo ele, pode ter dado certo em Rondonópolis, como algumas pessoas dizem, mas no resto do Estado não funciona.

“Eu já disse para o governador Silval Barbosa (PMDB) que a única saída para o problema da saúde será um grande pacto com os municípios, tanto na atenção básica, quanto na alta complexidade. Isso resolveria o problema por que envolveria os municípios, que são hoje os maiores penalizados. Mas isso não é uma questão de gestor, é uma decisão de governo onde tem que ser mudado o rumo desse modelo que está sendo adotado hoje no Estado”, advertiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário