sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dilma rasga elogios a Maggi, deixa explícita sua preferência e constrange Silval em Rondonópolis


Foto: Lenine Martins / Secom-MT
Dilma rasga elogios a Maggi, deixa explícita sua preferência e constrange Silval em Rondonópolis
Alvo de rasgados elogios da presidenta Dilma Rousseff (PT) durante a inauguração do Terminal da Ferrovia Vicente Vuolo em Rondonópolis, o senador Blairo Maggi (PR) por pouco não se viu obrigado a pedir desculpas formalmente para o governador Silval Barbosa (PMDB), anfitrião do evento. Testemunhas presentes ao palanque oficial revelam que a cada elogio de Dilma para Maggi, classificando-o como verdadeiro articulador da obra, Silval franzia a testa e colocava as mãos no queixo, no final da manhã desta quinta-feira (19/09)no palanque presidencial do Complexo Intermodal de Rondonópolis.

É provável que não tenha sido proposital, porém, ficou explícita a preferência de Dilma por Maggi. “Houve um certo constrangimento do governador Silval. Ficou até meio chato de tanto que elogiou Blairo”, revelou um deputado estadual presente ao evento.

“Nós temos tido a clareza de perceber a importância, aqui no Estado, do setor da infraestrutura graças a uma parceria que se iniciou lá atrás no Governo Lula junto ao ex-governador e, hoje, senador Blairo Maggi”, disse Dilma, apontando para Blairo.

“Ele [Maggi] tem a responsabilidade, e eu dou testemunho, pelo desenvolvimento da infraestrutura também aqui no estado de Mato Grosso”, disse Dilma Rousseff.

A presidente Dilma abordou ainda de outro compromisso assumido com Blairo, em prol de Mato Grosso, ainda em 2010. “Lembro perfeitamente um dia em que estava sendo lançada a ligação entre Uruaçu e Lucas do Rio Verde, aqui no Estado, e eu não pude comparecer e eu era ministra na época”, afirma a titular da Presidência da República.
“E eu jurei por telefone ao Blairo que nós íamos fazer essa obra e, hoje, eu quero dizer a vocês nós vamos fazer essa obra. É meu juramento e Blairo é receptáculo dele”, completa Dilma.

A obra foi iniciada em 2010. E, com investimento de R$ 600 milhões o terminal da Ferrovia Vicente Vuolo, aumentará a capacidade de transporte desse modal em Mato Grosso com incremento de 12 milhões de toneladas/ano para 17 milhões, sendo cinco milhões agregados com a entrada em operação do terminal de Rondonópolis.

Maggi confirmou a parceria profícua com o ex-presidente Lula da Silva e a atual presidenta Dilma.

“Durante os anos em que fui governador do Estado priorizei obras em infraestrutura por acreditar na importância do setor rumo ao desenvolvimento. Não adianta nada só produzirmos se não tivermos condições, e competitividade, para levar essas mercadorias aonde elas têm que de fato chegar”, afirma o senador republicano.

“Somos os maiores produtores de grãos, lideramos a participação no PIB nacional tendo o agronegócio como carro-chefe, e ainda estamos aquém da infraestrutura que realmente necessitamos para suprir essa demanda”, emenda e Blairo Maggi, acompanhado de Dilma e do ministro dos Transportes, senador César Borges.

O senador fez questão de destacar que Mato Grosso, é líder nacional na produção de grãos com 42,8 milhões de toneladas de grãos. Uma participação de quase 24% na safra nacional de grãos que deve produzir (em 2013), 183,3 milhões de toneladas - segundo dados do IBGE.

“Nos primeiros cinco meses desse ano, nosso estado ocupou a 5ª posição nacional entre os maiores exportadores no segmento do agronegócio. O setor se mostra responsável por 98,2% de tudo que foi comercializado no Estado. De uma receita global de US$ 7 bilhões em exportações, US$ 6,88 foram originados com a venda de produtos do agronegócio. Precisamos sim nos preocupar com a cadeia toda de produção”, afiança Maggi, que tem origem no agronegócio e ainda hoje lidera a maior trading do setor.

CIR de Rondonópolis

A ferrovia vai de Itiquira a Rondonópolis e compreende 78 km de trilhos interligando os dois municípios. Está localizado às margens da BR 163, distante 25 km da cidade. A obra deve disponibilizar uma área de 230 mil quadrados para um centro comercial, pátio para estacionamento de caminhões e um posto de abastecimento.

O terminal ferroviário de Rondonópolis é considerado o maior complexo intermodal de cargas da América Latina e se somará aos já existentes, Alto Taquari (a 479 km de Cuiabá), Alto Araguaia (414 km), e Itiquira (357 km), todos no Sul no Estado. Com isso, Mato Grosso passará a ter uma malha viária de 360 km

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