segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Candidatura de ministro a governo reabre portas do Ministério do Desenvolvimento a Maggi


De Brasília – Vinícius Tavares
Foto: Reprodução
Maggi e Dilma durante encontros sobre reforma ministerial
Maggi e Dilma durante encontros sobre reforma ministerial
Se o senador Blairo Maggi (PR-MT) vai mesmo desistir de ser candidato ao governo do estado em 2014 – frustrando aliados como o governador Silval Barbosa (PMDB) – poucos podem garantir com certeza. O certo é que nos bastidores Maggi foi sondado para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem grandes chances de realizar este que é um antigo sonho do senador republicano.

A pasta hoje é controlada pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), que é a grande aposta do PT para tirar o PSDB do Palácio Tiradentes, sede do governo mineiro.

Segundo fontes ouvidas pela reportagem com alto grau de conhecimento dos meandros do Senado, Maggi já foi sondado pelo Palácio do Planalto e aguarda com cautela a saída de Pimentel para assumir. Por isso, anuncia que não é candidato ao governo estadual.

“Mato Grosso ficou pequeno para ele. Ele não quer mais se incomodar com greve de professores, greve de médicos. Não será candidato ao governo porque espera assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que é a grande vontade dele”, disse a fonte em conversa de bastidores à reportagem do Olhar Direto, em Brasília.

Aliás, segundo já revelou o suplente do senador Cidinho Santos (PR), no ano passado, o senador Blairo Maggi nunca escondeu a sua preferência por comandar o MDIC.

E uma das condições impostas pela presidente Dilma para escolher sua equipe ministérial é de que nenhum nome sondado tivesse o desejo de se candidatar a qualquer cargo eletivo em 2014, motivo que leva Maggi a negar sua candidatura e abrir caminho à Esplanada dos Ministérios.


O parlamentar já foi sondado para assumir o Ministério da Agricultura, mas a pasta continuou com o PMDB. O PR chegou a indicar Maggi para os Transportes, mas o ex-senador baiano Cesar Borges acabou assumindo o cargo.

O senador também fez consulta no Tribunal Superior Eleitoral para saber se correria risco de perder mandato de aceitasse convite para ingressar no PSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário