quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Polícia Militar alerta sobre cuidados ao telefone para não cair em golpe


Redação 24 Horas News
A- A A+
Policiais da Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça voltam a percorrer as dependências da instituição e das comarcas alertando servidores sobre os cuidados necessários ao telefone para não se expor além do necessário e não cair em golpes. Os oficiais dão dicas simples e aparentemente óbvias, mas que na correria do dia-a-dia as pessoas não se atentam para esses detalhes, que podem ser decisivos na hora do apuro.
 
O major Jonildo José Assis citou exemplos de perigos que sem perceber estamos expostos ao telefone, como o falso seqüestro. “Quem é seqüestrador profissional não fica mais de um minuto na linha, porque tem medo de ser rastreado. Quando a pessoa fica muito tempo no telefone torturando a vítima emocionalmente é porque é golpe, ele tenta manter a pessoa presa ao máximo no telefone para que não tenha tempo de ligar para o parente que o bandido alega estar em seu poder”, explica.
 
Uma das dicas propagadas é não atender ligações suspeitas, como as ligações a cobrar e aquelas restritas em que o identificador de chamadas (bina) não detecta o número de quem liga. A maioria dos casos de extorsão é efetuada a partir dessas ligações. A polícia também recomenda não ceder às pressões por créditos telefônicos ou pedidos de depósito bancário ou dinheiro. Nestas situações, recomenda-se notificar a polícia pelo telefone 190.
 
Outro conselho é não distribuir seu número indiscriminadamente e certificar-se de que ele não consta na lista telefônica. Deve-se evitar transmitir por telefone informações sobre viagens e visitas. Ao atender ao telefone fixo, deve-se evitar fornecer número ou nome, verificar a identidade de quem chama antes de fornecer qualquer informação e jamais se identificar como o dono da casa ou membro da família. Recomenda-se atender afirmando ser um empregado.
 
Os membros da família devem receber as mesmas instruções para nunca fornecer dados pessoais, detalhes da localização ou movimentação de qualquer um. Toda informação pode ser usada contra você posteriormente. Também é importante estar preparado para obter o número de onde o interlocutor está chamando, para que você possa ligar de volta e verificar a autenticidade da ligação.
 
As orientações fazem parte da campanha Fique Seguro que tem várias frentes e é desenvolvida permanentemente no Judiciário. Cada mês, a Coordenadoria Militar adota um tema para trabalhar. Dentre os inúmeros setores já visitados agora neste inicio de mês estão a Tecnologia da Informação (TI), a Comunicação e o Protocolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário