terça-feira, 3 de setembro de 2013

Silval convida, Lafetá aceita e secretário de Saúde será substituído

fonte rdnews
  O médico Jorge Lafetá, que ocupa o cargo de coordenador da Comissão de Fiscalização das OSS na secretaria estadual de Saúde, aceitou o convite do governador Silval Barbosa (PMDB) para substituir o já desgastado Mauri Rodrigues no comando da pasta. O convite, feito há aproximadamente 15 dias, teve resposta positiva em reunião realizada na semana passada.
  Lafetá, entretanto, afirma que a nomeação ainda não tem data definida. A tendência é que Silval espere a “poeira baixar”, já que Mauri foi duramente atacado pelo deputado federal Pedro Henry, em oitiva na Comissão de Saúde da Assembleia realizada hoje (3). A informação dos bastidores é que o governador, além de ser avesso a tomar decisões sob pressão, não tem a intenção de desmoralizá-lo.
  Sobre a situação delicada da saúde pública, Lafetá afirma que o problema ocorre em âmbito nacional e não existe “fórmula mágica” para solucioná-lo. O médico também garante que pretende colocar toda experiência profissional à serviço da secretaria da Saúde assim que assumir o cargo. “Passei a vida dentro de hospitais. O momento é de colocar em prática a experiência adquirida. Pretendo trabalhar em conjunto com a Assembleia e o governo federal e sou defensor da atenção básica”, disse o futuro secretário, em entrevista ao RDNews.
  A exoneração de Mauri acontecerá após nove meses de gestão na pasta. Entre os desgastes que marcaram o período estão o atraso no repasse dos recursos da Saúde aos municípios e o escândalo dos medicamentos vencidos na Farmácia de Alto Custo.
  Caso a nomeação seja confirmada, Lafetá será o sexto secretário da Saúde em dois anos e meio da gestão Silval Barbosa. O posto já foi ocupado por Kamil Fares, Augusto Amaral, Pedro Henry e Vander Fernandes. Os dois últimos  também foram exonerados sob forte desgaste.
   Cardiologista, Lafetá tem bom trânsito no meio político. Entre os pacientes estão o ex-prefeito de Várzea Grande Murilo Domingos, a ex-primeira-dama Terezinha Maggi e o próprio Silval. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário