segunda-feira, 27 de setembro de 2010

4 são presos por criem ambiental no Nortão

 Polícia Judiciária Civil e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) desencadearam a operação “Fogo Selvagem”, que culminou na prisão de 4 pessoas envolvidas em furto de madeira, formação de quadrilha e crimes ambientais diversos. A operação foi realizada na sexta-feira e sábado (24 e 25).

Durante a ação, Polícia apreendeu 3 armas de fogo (espingardas) e 7 motosserras, além de encontrar e retirar da mata 6 tratores traçados, todos eles utilizados no manejo de toras após a derrubada.

A diligência foi realizada em uma grande área rural denominada Fazenda Mercedez II (Lote São José), entre os municípios de União do Sul e Cláudia, que conta com aproximadamente 10 mil hectares.

A área, toda de floresta, foi invadida há alguns anos por posseiros, havendo no local cerca de 80 famílias residindo. De acordo com levantamento da Polícia, os posseiros estariam franqueando a entrada de tratores e caminhões para extração e transporte de madeira, estes financiados por alguns madeireiros da região.

Ao chegarem no local, policiais e fiscais se depararam com um cenário de verdadeira destruição, ocasionado pelo corte ilegal e irracional de madeira, pontos de desmate e especialmente por vários focos de incêndio

Nenhum comentário:

Postar um comentário