terça-feira, 14 de setembro de 2010

Aripuanã: Produtores de Conselvan fazem Missão Técnica do Café

Redação e fotos: topnews

Dando continuidade ao Programa de Apoio a Produção Agrícola, contido no PBA – Projeto Básico Ambiental do Aproveitamento Hidroelétrico Dardanelos, projeto gerido pela Energética Águas da Pedra, cujo programa é realizado no município em parceria com o SEBRAE, entre 29 de agosto e 01 de setembro, produtores rurais foram em Missão Técnica até a cidade de Alta Floresta/MT, para a realização destas missão houve ainda a participação da Secretaria de Agricultura e Prefeitura municipal.

De 29 de agosto a 01 de setembro 14 produtores que estão recebendo consultorias tecnológicas do café no distrito de Conselvan, Aripuanã/MT, foram até a cidade de Alta Floresta/MT, para verem de perto sistemas de produção de café orgânico, já que o município de Alta Floresta é modelo no estado na produção de café orgânico, ou seja, sem o uso de defensivos agrícolas, durante dois dias foram feitas visitas técnicas a propriedades, acompanhadas pelo consultor do SEBRAE o Eng. Agrº. Paulo di Filippo para lhes orientar e dar explicações aplicáveis a sua realidade.

Aproveitando a missão também foram feitas visitas a outros sistemas de produção através do instituto CEPLAC, que posteriormente podem ser exploradas aqui no município como o cacau, a pupunha, o cupuaçu, entre outros, além do sistema de cultivo de consórcio onde o café é plantado com outra cultura nas entre linhas, outra possibilidade aos produtores, já que as condições do bioma amazônico se assemelham em ambos os municípios.

A viagem foi acompanhada pelo secretario de agricultura do município José de Oliveira, o “Zé do PT”, que salientou a importância da viagem já que as condições do município quanto ao plantio do café são altamente favoráveis, e através do produto orgânico estes podem agregar ainda mais valor aos seus grãos. De acordo com os produtores a viagem foi muito proveitosa, já que viram que a produtividade do município de Alta Floresta é bem elevada e que as condições encontradas em suas propriedades são muitas das vezes melhores das encontradas lá, ou seja, se trabalharem bem e com orientação pode alcançar elevados índices produtivos, iguais e porque não até melhores dos vistos por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário